Daniela Ortega, do Metro SP
cidades@eband.com.br
Em dois anos à frente da administração municipal, a gestão de Gilberto Kassab cumpriu apenas 10,5% das 223 metas apresentadas em 2009, e previstas para serem concluídas até o final do mandato, no final de 2012. Isso significa que, em um ano e oito meses, a prefeitura precisa concluir 90% dos projetos.
O relatório com a situação de cada uma das propostas foi apresentado ontem pelo Movimento Nossa São Paulo. De acordo com o documento, a maioria das metas está “em andamento”. São 146, ou 65,5%, classificadas dessa maneira.
Além disso, outras 43 estão atrasadas, oito ainda não foram iniciadas e duas não estão nem definidas.
Segundo o coordenador da instituição, Maurício Broinizi, ainda é cedo para avaliar a capacidade da prefeitura para cumprir todas as metas. “Algumas das obras em andamento estão prestes a ser concluídas, outras são mais difíceis de serem cumpridas. É difícil avaliar o que vai acontecer. De repente as obras são aceleradas. Mas vamos continuar acompanhando e divulgar um novo relatório antes das eleições do ano que vem, para que a população possa avaliar.”
Para Broinizi, é importante que os paulistanos acompanhem o andamento das metas e cobrem a administração. Os projetos são divulgados devido a uma lei de 2008, e a Nossa São Paulo vai apresentar proposta de emenda à Constituição para que isso passe a valer em todos os municípios do país e para governos federal e estaduais.
O andamento das metas é divulgado na internet. Segundo a prefeitura, o programa de metas está com mais de 49% de média de eficácia. “Das 223 metas do programa, 87% estão em andamento, 10% já estão concluídas e apenas 3% do total não foram iniciadas”, informou, confirmando os dados do relatório. Ainda segundo a administração, no início do ano, 18 das 223 metas foram aperfeiçoadas.