Prefeito decidirá se retira da Câmara projeto de revisão do Plano Diretor

 

Solicitação com este objetivo foi decidida na reunião das lideranças dos partidos com representação no Legislativo paulistano e será levada a Kassab pelo líder do governo na Casa

Airton Goes airton@isps.org.br

“Os líderes [dos partidos políticos representados na Câmara Municipal] me pediram para discutir com o prefeito Gilberto Kassab a possibilidade de se retirar o projeto de lei de revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) da cidade, que se encontra na Casa.” Assim o líder do governo no Legislativo paulistano, vereador Ricardo Tripoli (PV), resumiu o resultado do Colégio de Líderes (reunião entre as lideranças partidárias) realizado na terça-feira (12/4).
 
Segundo Tripoli, o prefeito terá de decidir se vale a pena o esforço para aprovar a revisão de um plano que vigorará apenas por mais alguns meses – o atual PDE expira em 2012 – ou se quer debater um novo plano com validade para, no mínimo, mais 10 anos.

Dois dos líderes que participaram da reunião – Eliseu Gabriel (PSB) e Marco Aurélio Cunha (DEM) – defenderam a participação popular no debate. “Acho importante a sociedade se envolver no Plano Diretor”, afirmou Gabriel. Cunha, por sua vez, declarou ser favorável a utilização do debate já acumulado para a elaboração de um novo plano. “Acho que a medida seria mais eficiente.”

A solicitação do Colégio de Líderes, que será levada ao prefeito, foi aprovada um dia depois de a Justiça liberar a tramitação do projeto de lei de revisão do Plano Diretor de São Paulo (PL 671/07). 

Na avaliação de diversos vereadores, o prefeito Gilberto Kassab deverá retirar o projeto e iniciar um novo processo de diálogo com a sociedade já pensando no Plano Diretor Estratégico que irá vigorar a partir de 2013.

O próprio presidente da Casa, José Police Neto (PSDB), entende que, a partir da nova decisão judicial, é possível estabelecer outra relação entre a Câmara, o Executivo e a sociedade para debater o assunto. “Estamos buscando este diálogo entre as partes e me parece que a sociedade já sinalizou que deseja discutir um novo Plano Diretor”, reconhece.    

Outras Notícias da Câmara

 

Compartilhe este artigo