Veículos de outros municípios terão de estar de acordo com normas ambientais para circular na cidade
Medida depende de decreto para se tornar obrigatória; plano quer ainda popularizar uso de bicicletas na cidade
EDUARDO GERAQUE
DE SÃO PAULO
Os ônibus e caminhões com placas de outras cidades que circulam pela capital paulista serão alvos da inspeção veicular obrigatória.
A medida, ainda sem data para entrar em vigor, consta do Plano de Controle de Poluição Veicular no Município de São Paulo, publicado ontem no "Diário Oficial".
O cumprimento das exigências do plano ainda depende da publicação de decretos e leis pela prefeitura.
O documento teve que ser feito em resposta a uma determinação federal de 2009 que obrigou todos os Estados e também a cidade de São Paulo a apresentarem, até junho deste ano, alguma estratégia de controle dos poluentes atmosféricos.
Segundo a administração Gilberto Kassab, a medida vai atingir tanto os caminhões de carga quanto os VUCs (veículos urbanos de carga), bem como os ônibus intermunicipais e fretados que rodam na capital.
Estarão livres da inspeção os veículos que tiverem sido vistoriados em suas cidades.
Fretados e vários tipos de veículos de carga precisam atualmente de autorização especial para rodar nas várias zonas restritas da cidade.
Com a nova medida, ficará mais fácil para o poder público fiscalizar a falta da inspeção obrigatória para veículos que chegarem de fora.
O plano inclui ainda a popularização da bicicleta para deslocamentos de curta distância na cidade.
O projeto também indica que haverá planos de fiscalização mais severos para o combate da poluição sonora, principalmente contra motos e veículos de carga, os que mais produzem barulho na cidade.