O Fórum Social de São Paulo (FSSP), uma articulação de organizações da sociedade civil, que é parte do processo do Fórum Social Mundial, convida para a próxima reunião do Coletivo de Articulação. O encontro será no dia 29, às 18h30, na sede do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).
O Fórum Social de São Paulo é organizado por todos que participam Coletivo de Articulação, organizados em diferentes Grupos de Trabalho – Comunicação, Mobilização, Metodologia – e outros que forem sendo criados para fazer o Fórum acontecer.
O Coletivo de Articulação, atualmente, é formado por mais de 100 organizações da sociedade civil, que está permanentemente aberto à participação de todos os interessados em colaborar.
O Fórum foi lançado no dia 9 de novembro de 2010, com a ideia de ser um espaço de fortalecimento da sociedade civil, como um espaço de visibilização e articulação das lutas e das ações de ONGs, movimentos e redes que atuam na Grande São Paulo.
A participação no Fórum Social de São Paulo pode acontecer em dois principais campos: na promoção e participação em uma atividade autogestionada, e nas diversas atividades e encontros para a organização do processo Fórum. Autogestionadas são atividades que propõem discussão de temas, organizam e promovem ações, estabelecem articulações e desenvolvem planos.
As atividades do processo FSSP poderão ser dos mais diversos tipos: encontros, debates, seminários, festas, passeatas, apresentações teatrais, musicais ou literárias, exposições, atos públicos de denúncia ou mobilização, entrevistas à imprensa, iniciativas judiciais, pressões e greves, apresentação de propostas, lançamento de campanhas, relatos de iniciativas e experiências, levantamentos, estudos e pesquisas, etc.
Todo e qualquer tema importante para construirmos a cidade que queremos e que exija a atuação de organizações da sociedade civil poderá ser pautado nas atividades deste Fórum. É nas atividades autogestionadas que se define o espaço de construção e reflexão do Fórum.
Saiba mais
O Fórum Social de São Paulo, que se inscreve no processo do Fórum Social Mundial, é um grande encontro de organizações e movimentos da Grande São Paulo com o objetivo de:
1. Garantir uma ampla mobilização da sociedade civil para fortalecer a resistência, aprofundar as alianças e produzir conteúdo na construção de alternativas para a crise global, em especial nas questões das cidades;
2. Viabilizar os encontros e facilitar a criação e a multiplicação das redes de relações e das alianças com que o Fórum se concretiza.
Para:
• Tornar mais visível, aos moradores da cidade, tudo que vem sendo feito e ainda pode ser feito pela sociedade civil para melhorar as condições e a qualidade de vida de todos;
• Facilitar o reconhecimento e o apoio mútuo entre esses movimentos e organizações, e a descoberta de convergências em suas ações;
• Estimular, por essa descoberta, o lançamento de ações conjuntas para resolver os graves problemas enfrentados pelos moradores da Grande São Paulo;
• Estimular a mobilização desses moradores para a realização dos objetivos dessas ações, por meio do seu engajamento nas mesmas como cidadãos ativos e solidários.
O encontro centralizado, agendado para setembro de 2011, é o primeiro de uma série a se realizar a cada dois anos.
Serviço
Próxima reunião do Coletivo de Articulação: 29 de abril de 2011 às 18h30
Local: CENPEC Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
Endereço: Rua Minas Gerais, 228 – Bairro Consolação
Mais informações: acesse o site http://forumsocialsp.org.br/