Vereadores instalam subcomissão para acompanhar Copa 2014 em São Paulo

 

Primeira missão grupo será saber o que a Prefeitura e o Estado pretendem fazer na região do futuro estádio. Organizações da zona leste querem que evento deixe legado social

Airton Goes airton@isps.org.br  

Os preparativos de São Paulo para ser uma das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 serão acompanhados pela Câmara Municipal. Vereadores que integram a Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente instalaram, nesta quarta-feira (4/5), uma subcomissão destinada a cumprir esta tarefa.

Segundo o vereador Tião Farias (PSDB), autor do requerimento que propôs a criação da Subcomissão de Acompanhamento da Copa de 2014, a primeira preocupação do grupo será saber da prefeitura e do governo estadual quais as obras previstas, além do futuro estádio do Corinthians. “Não temos informação nenhuma sobre o que pretendem fazer”, reconhece o parlamentar.

Farias sugeriu e foi aprovado também que a subcomissão realize reuniões temáticas para ouvir representantes da sociedade civil e autoridades públicas responsáveis pela organização do evento, pela execução das obras de infraestrutura e pela fiscalização das ações que serão desenvolvidas em prol do Mundial.

Os primeiros convidados pela subcomissão serão o secretário especial de Articulação para a Copa do Município de São Paulo, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves, e o secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional e Coordenador dos Trabalhos do Comitê Estadual do Comitê da Copa do Mundo, Emanuel Fernandes. A data do debate, porém, ainda não foi definida.

Além de Farias, fazem parte da subcomissão todos os demais parlamentares da Comissão de Política Urbana: Chico Macena (PT), Ítalo Cardoso (PT), Juscelino Gadelha (sem partido), Paulo Frange (PTB), Quito Formiga (PR) e Toninho Paiva (PR).

Organizações da zona leste da cidade, região onde será construído o estádio do Corinthians – previsto para abrigar os jogos da Copa em São Paulo –, querem que o evento deixe um legado positivo para a população. “É importante ter o acompanhamento da Câmara, mas um acompanhamento que vise atender as preocupações da comunidade local”, alerta Luis França, integrante do Movimento Nossa Zona Leste.

Para ele, é fundamental entender quais os impactos sociais que os investimentos relacionados à Copa vão trazer para a região nas áreas de moradia, saúde, sistema viário e transporte público. “Outro ponto importante que exige acompanhamento da Câmara e da sociedade é a transparência nos gastos que serão realizados”, acrescenta França.

Secretário de Planejamento será convidado a esclarecer metas da Agenda 2012

A Comissão de Política Urbana da Câmara Municipal aprovou, ainda, outro requerimento do vereador Tião Farias, que convida o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Rubens Chammas, para prestar esclarecimentos sobre o cumprimento dos objetivos do Programa de Metas da Cidade – Agenda 2012.

De acordo com dados divulgados pela própria prefeitura, apenas 10% das 223 metas foram cumpridas até o momento. Na reunião da comissão, o autor do requerimento destacou que um dos itens da Agenda 2012 ainda não iniciados é o de número 174: “Preparar São Paulo como sede da Copa do Mundo de 2014”.

Outras Notícias da Câmara

 

Compartilhe este artigo