ONU e ONGs lançam nesta quarta-feira a Década de Ação para a Segurança de Trânsito (2011-2020)

 

A ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos, em conjunto com o CEDATT – Conselho Estadual para Diminuição de Acidentes de Trânsito e Transporte e o IE – Instituto de Engenharia e uma dezena de autoridades de trânsito e organizações não governamentais elaboraram o documento Proposta do Brasil com o intuito de orientar ações a serem implementadas nessa década para atingir os objetivos proposto pela ONU para a “Década de Ação para a Segurança de Trânsito”.

Governos e entidades representativas da sociedade civil em todo o mundo irão lançar no próximo dia 11 de maio a “Década de Ação para a Segurança do Trânsito”. Aprovada em março de 2010, pela Assembléia Geral das Nações Unidas, a Década é uma oportunidade histórica para o incremento de ações com o objetivo de salvar milhões de vidas nos próximos dez anos.

O objetivo da década é estabilizar e em seguida reduzir em até 50% o número de mortos e feridos por conseqüência dos acidentes de trânsito. Ao final da campanha, espera-se alcançar novos patamares para a mobilidade das pessoas, que seja mais segura para todos aqueles que utilizam as vias e rodovias. A alternativa a esse chamamento é sombria: se nenhuma ação for tomada, na próxima década o número de mortos por acidentes de trânsito crescerá dos atuais 1,3 milhões anuais para 1,9 milhões em 2020.

Cada instancia de governo ou entidade pode tomar iniciativas visando se somar a este movimento, de forma a criar uma cultura de defesa a vida. A ANTP e demais associações que elaboraram esse documento pretendem acompanhar e divulgar amplamente, ao longo da década, as ações e os resultados atingidos no âmbito nacional.

Vamos juntos com as demais nações do mundo combater esse mal que tanta aflição tem levado as famílias brasileiras vítimas de acidentes de trânsito, considerando que o acidente de trânsito pode sim ser evitado.

Saiba mais:
PLANO NACIONAL DE REDUÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO NA DÉCADA 2011-2020

DÉCADA DE AÇÃO PELA SEGURANÇA NO TRÂNSITO – 2011 – 2020

 

Compartilhe este artigo