DE SÃO PAULO – O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, acusou ontem a ONG que idealizou o plano de metas municipal de "irresponsabilidade e deslealdade". A crítica ocorre num momento em que já está claro que sua administração não deve cumpri-las até 2012.
"Eu quero manifestar minha indignação ao Oded Grajew, a todos seus companheiros, que têm, de uma maneira muito desleal e irresponsável, acompanhado a questão do plano de metas", afirmou o prefeito, referindo-se à ONG Rede Nossa São Paulo e a seu principal coordenador.
Ele deu as declarações quando foi questionado sobre a construção de dois teatros distritais, prometidos ainda na campanha eleitoral e incluídos no plano de metas, mas que não devem ser construídos em sua gestão.
Kassab também tem tido dificuldades para cumprir outros itens importantes, como zerar o deficit de vagas em creches e construir três hospitais.
Balanço feito pela ONG no mês passado aponta que, das 223 metas apresentadas pelo prefeito em março de 2009, 24 foram cumpridas, 146 estão em andamento, 43 estão atrasadas, 8 sequer começaram e 2 não foram definidas.
Grajew disse que Kassab "deve estar preocupado porque não está cumprindo as metas". "A lei das metas é a lei do óbvio. Qualquer gestão de qualidade trabalha com metas. Durante dois anos, acho que ele não deu muita importância porque achou que a sociedade não ia acompanhar."