Uma rede que reúne os prefeitos das 40 maiores cidades do mundo a cada dois anos. Assim é a C-40 (Large Cities Climate Leadership Group), que será realizada em São Paulo nos dias 31 de maio a 3 de junho. O objetivo do evento é a troca de experiências bem-sucedidas no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável, como por exemplo, compromissos em torno da redução dos gases de efeito estufa e melhorias na mobilidade urbana.
O encontro deste ano será presidido pelo prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. A rede de prefeitos foi criada em 2005, pelo então prefeito de Londres Ken Livingstone. Desde então, os políticos se reúnem a cada dois anos e nos intervalos há workshops sobre megaproblemas de interesse comum: lixo, transporte, construções, água, energia.
"São Paulo é uma ótima cidade", afirmou em entrevista recente ao jornal Valor Econômico Simon Reddy, ecologista de formação com mestrado em biologia marinha e secretário-executivo do C-40. "As pessoas são amigáveis, a diversidade é enorme e a comida é maravilhosa", elogiou.
Entre reuniões para preparar a edição paulista do C-40, Reddy falou com exclusividade ao Valor sobre problemas comuns e possíveis soluções para as megacidadades, lembrando uma frase de Livingstone: "Nós todos podemos ser pioneiros, mas podemos fazer as coisas muito mais rápido se roubarmos as ideias uns dos outros."
Sobre o C-40
É a quarta vez que os prefeitos das maiores cidades do mundo se reúnem, por meio da Rede C40. Considerada um marco, a edição de 2011 é realizada pela primeira vez em um país do hemisfério Sul. O evento será sediado no Sheraton São Paulo WTC Hotel e faz parte da meta 173 da Agenda 2012. Em 2009, a cidade-sede foi Seoul, na Coreia do Sul.