Imagine planejar a escola onde seu filho vai estudar. O posto de saúde que vai atender sua família. Os espaços de lazer que serão compartilhados com seus vizinhos. Imagine uma cidade onde cada detalhe vai ser construído passo a passo por mil mãos e pés em assembleias que transformaram cidadãos comuns em agentes de seu próprio destino.
No Distrito de Perus, zona noroeste da cidade de São Paulo, este sonho se tornou realidade com o Plano de Bairro construído pela comunidade local e especialistas de arquitetura e urbanismo. O trabalho traz informações sobre o uso do solo, infraestrutura existente e características socioeconômicas da região.
O Plano de Bairro faz com que a população se aproprie do espaço urbano e dá oportunidade para que cada cidadão tenha voz na gestão da cidade. Uma cidade possível, na qual as escolhas dos seus moradores se transformam em metas e diretrizes para o desenvolvimento local e sustentável.
O Plano de Bairro de Perus foi feito entre 2008 e 2009 em diversas assembleias com a comunidade. Foi possível detectar, por exemplo, que a região é carente de um hospital e que a ausência de transporte coletivo entre os distritos do bairro gera dificuldades de mobilidade.
Previsto pelo Plano Diretor da cidade, o Plano de Bairro foi transformado em proposta de Projeto de Lei que precisa ser apresentada pela Prefeitura à Câmara Municipal para que, depois de avaliado, seja transformado em Lei.
O livro Plano de Bairro: no limite do seu bairro uma experiência sem limites relata a construção do Plano de Bairro do Distrito de Perus. Escrito por Elizabeth Carvalho de Oliveira Salgado e Francisco Guilherme de Almeida Salgado e organizado por José Police Neto, a publicação mostra o envolvimento da população local e de especialistas para elaboração de um projeto urbanístico.