Seminário debate barreiras acústicas em rodovias que cortam cidade de SP

 

Evento, realizado na Câmara Municipal, foi motivado por projeto de lei que propõe a instalação destes dispositivos para reduzir o barulho e seus efeitos na saúde dos paulistanos

Airton Goes airton@isps.org.br

Os impactos causados à saúde humana pelo barulho e a necessidade da instalação de barreiras acústicas nas rodovias que cortam a cidade de São Paulo foram temas do seminário realizado nesta segunda-feira (30/5), na Câmara Municipal. Motivado pelo projeto de lei que propõe a instalação destes dispositivos para reduzir o barulho no entorno das vias, o debate abordou as causas e consequências da poluição sonora.

“São Paulo está muito caótica e barulhenta”, constatou o vereador Juscelino Gadelha (sem partido), autor do projeto de lei que prevê a instalação das barreiras acústicas e articulador do “Seminário Ruído e Saúde Pública”. Segundo ele, o objetivo do encontro foi discutir alternativas para que a cidade reduza a poluição sonora.

Além de seu projeto de lei, que se encontra em tramitação na Casa, o parlamentar avalia que outras medidas devem ser tomadas, entre as quais a redução do número de veículos em circulação.

Nesse sentido, o coordenador da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo, Maurício Broinizi, lembrou a necessidade de um plano municipal de transportes e mobilidade sustentáveis, que priorize o transporte coletivo. “Queremos que a Secretaria Municipal de Transportes utilize a dotação, de R$ 15 milhões, aprovada no orçamento deste ano para fazer o plano de mobilidade na cidade”, afirmou.

Broinizi disse esperar que a inspeção de ruídos emitidos pelos veículos venha “a pegar na cidade”. Ele questionou o fato de certos veículos poderem utilizar escapamentos e outros equipamentos que ampliam o barulho, sem serem fiscalizados e punidos. A Rede Nossa São Paulo apoiou a realização do seminário.

Já o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Elton Santa Fé Zacarias, explicou que conhece bem o barulho das rodovias e a necessidade de medidas para minimizar o problema. “Sou morador da Granja Viana [conjunto de condomínios habitacionais de alto padrão que fica ao lado da Rodovia Raposo Tavares]”, registrou.

Uma das medidas, na opinião do secretário, é a implantação de pisos (nas rodovias) que emitem menos ruídos. Outra alternativa citada, como exemplo, por Zacarias é o projeto que a prefeitura pretende executar na Operação Urbana Água Espraiada.  “A ligação ente a Roberto Marinho e a Imigrantes será feita por meio de túnel, para reduzir o impacto ambiental na cidade.” O projeto do túnel encontra-se em tramitação na Câmara Municipal.

Também participaram do seminário representantes da Cetesb, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e do Ministério Público Estadual, além de técnicos e especialistas sobre o tema.

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