“Sem prazos, Kassab divulga ‘plano verde'” – Folha de S.Paulo

 

Proposta foi apresentada no encontro internacional sobre redução da emissão de gases poluentes, em São Paulo

Prefeito quer instalar contêineres para coleta seletiva de lixo e criar faixa para carros com mais de uma pessoa

EDUARDO GERAQUE
EVANDRO SPINELLI
VANESSA CORREA
DE SÃO PAULO

Sem estabelecer prazos e metas, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) anunciou ontem um plano para reduzir a emissão de gases poluentes com coleta seletiva de lixo e faixa exclusiva para carros com mais de um ocupante.

O texto apresenta propostas nas áreas de transporte, energia, construção, uso do solo, resíduos sólidos e saúde. Na maioria dos casos, não há previsão de implantação.

"São diretrizes. Não quer dizer que vai ser implantado. Algumas coisas já estão em andamento. Outras coisas nós estamos propondo que sejam discutas", disse Miguel Bucalem, secretário de Desenvolvimento Urbano e presidente do comitê de mudanças climáticas da prefeitura.

Coleta seletiva, por exemplo, aparece como prioridade, mas não há detalhes de como isso será feito. Hoje, São Paulo coleta 155 toneladas de lixo reciclável por dia, menos de 1% das 17 mil toneladas de resíduos que produz.

Uma das propostas é pôr contêineres em pontos estratégicos, onde os moradores deixariam o lixo a qualquer hora. Por essa ideia, os caminhões circulariam menos.

A instalação de contêineres já estava prevista desde 2004, mas não saiu do papel. Um teste chegou a ser feito na zona norte, mas os equipamentos foram retirados quando o atual governo assumiu, em 2005.

Outra ideia é criar uma faixa exclusiva para carros como mais de um ocupante para incentivar a chamada "carona solidária".

Mas isso ainda é só uma ideia, pois não há nem sequer estudos em andamento.

ENCONTRO DE PREFEITOS

O plano de Kassab foi anunciado durante a abertura do encontro da rede C40, que reúne até amanhã em São Paulo prefeitos e autoridades das maiores cidades do mundo no combate às mudanças climáticas.

O evento foi marcado pela desorganização -os funcionários não sabiam dar orientação sobre a localização das palestras e apenas dois elevadores transportavam os cerca de 2.500 convidados pelos dois andares do local onde se realiza o evento.

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, o ex-presidente norte-americano Bill Clinton e o presidente do Banco Mundial, Robert Zöellick, participaram dos debates de ontem. Hoje haverá debates temáticos e a assembleia geral, no início da noite.

Compartilhe este artigo