“Câmara de SP pede que paulistanos elejam políticas públicas prioritárias” – G1 SP

 

Campanha ‘Você no Parlamento’ foi lançada nesta quinta-feira (9).
Consulta pela internet ou formulário impresso começa no próximo dia 15.

Do G1 SP

A Câmara Municipal de São Paulo lançou na manhã desta quinta-feira (8) a campanha “Você no Parlamento”, convocando a população da cidade a preencher um formulário sobre a cidade e eleger as prioridades das políticas públicas. Em cerimônia realizada no Centro da capital paulista, o vereador José Police Neto, presidente da Câmara, e Oded Grajew, coordenador da Rede Nossa São Paulo, falaram sobre a importância da consulta à sociedade para pautar o trabalho dos vereadores.

A consulta vai ser feita entre os dias 15 de junho e 15 de agosto por meio de um formulário online ou impresso. Ele é dividido em 18 temas, que vão desde educação, sexualidade e meio ambiente até transparência política e desigualdade social. O formulário impresso estará disponível nas subprefeituras, na Prefeitura, nas unidades do Sesc, na própria Câmara e em outras instituições que se comprometerem a divulgar a campanha. A expectativa de formulários preenchidos é de 1 milhão, segundo Police Neto.

A tabulação e edição dos resultados da consulta está prevista para acontecer com o apoio do Ibope até o dia 15 de setembro. Os resultados serão entregues na segunda quinzena do mês aos vereadores e também serão divulgados à população.

Influência no Executivo
Segundo Police Neto, o objetivo da campanha é que sejam tomadas medidas após o diagnóstico feito pela população. “Nós estamos abrindo o processo para que todos enxerguem o que acontece na Câmara, para não ter dúvida na cabeça das pessoas do esforço que o Parlamento tem que fazer. E o Parlamento tem que ouvir a todos e dar o direito de palavra.”

Para Oded Grajew, os indicadores da consulta vão servir como instrumentos de transformação da sociedade. “A população vai influenciar o Executivo, pois a Câmara se compromete a pegar estes indicadores e a transformar em ações”, diz. “Este não é um projeto que acaba em si mesmo, é o início de um processo entre a Câmara e a população.” Os resultados poderão gerar projetos de lei, emendas ao Orçamento de 2012 ou ações legislativas de fiscalização do Executivo.

O coordenador também fez um apelo à população para que se mobilize a participar da campanha. “Depende de cada um, é uma coisa simples preencher o formulário.”

Expansão do projeto
De acordo com Oded Grajew e Police Neto, há a intenção de levar a campanha a outros municípios. Inicialmente, a expansão deve ser feita na Grande São Paulo. De acordo com Police Neto, representantes da Câmara de São Paulo vão se reunir no dia 20 deste mês com a Prefeitura de São Bernardo do Campo para apresentar a ideia. Ele espera que outros municípios se envolvam no projeto até o final deste ano. “A nossa ideia é divulgar o máximo essa iniciativa em todo o país”, diz Grajew.

O presidente da seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Luiz Flávio Borges D’Urso, também esteve presente na cerimônia para demonstrar apoio à campanha.

Compartilhe este artigo