Nathalia Ziemkiewicz
Você gostaria de sentar nessa cadeira aí e dizer ao vereador que elegeu quais as prioridades para a sua vida e para a sua cidade? De pautar realmente o trabalho dele? Então, agora você pode fazer isso. Olha só que legal essa parceria entre a Câmara Municipal e a Rede Nossa São Paulo: o “Você no Parlamento” é uma consulta pública que vai nortear as decisões do legislativo. Ou seja, admitindo que não dá para resolver todos os problemas de uma vez, eles querem saber que medidas você tomaria primeiro em temas importantes para o seu dia a dia. No quesito transporte, por exemplo: diminuir o preço das passagens do transporte público ou implantar mais ciclovias?
O programa, lançado oficialmente ontem, funcionará assim: qualquer um pode preencher um questionário online com diversas perguntas, divididas em 18 grandes temas (educação, saúde, mobilidade urbana etc), entre 15 de junho e 15 de agosto. Uma versão impressa será distribuída em ONGs e comunidades com dificuldade de acesso à internet. O questionário partiu do IRBEM, um índice de bem-estar criado pela Rede Nossa São Paulo. Ele deu um diagnóstico com relação à satisfação da sociedade.
Tá, bacana a iniciativa de dar voz a sociedade e estimular a “democracia participativa”, mas e depois? Depois, segundo Isabel Cristina Lopes, coordenadora do programa, os nossos vereadores terão o compromisso de trabalhar nas insatisfações mais relevantes para a cidade como um todo – e não olhar apenas para a região que votou nele.
Ele pode fazer isso de três formas: sugerindo projetos de lei ou mais verba no orçamento municipal para determinada questão, além de fiscalizar o poder executivo. “A população não conhece a missão do Parlamento”, diz Isabel, que é pesquisadora em políticas públicas. “Sempre tem alguém pedindo uma vaga na creche para o filho ou implorando para acelerar a fila do SUS por causa de uma cirurgia”.
A consulta é uma oportunidade muito interessante de fazer com que as pessoas compreendam a atuação dos vereadores, palpitem, acompanhem e cobrem. Questão de cidadania, de se tornar co-reponsável. O blog #CENTROAVANTE teve acesso à íntegra do questionário e selecionou uma pergunta por dois motivos. 1. Curiosidade pelas respostas mesmo (comente com o número das medidas que considera mais relevantes). 2. Te convidar a responder o restante no site www.vocenoparlamento.org.br.
* Quais destas medidas, na sua opinião, devem ser priorizadas pelo poder público em 2012 na área do TRANSPORTE E MOBILIDADE na cidade de São Paulo? (Escolha até 5 opções) 1. Priorizar o transporte coletivo (ônibus e corredores de ônibus) no sistema viário, diminuir o tempo de espera e instituir a pontualidade nos terminais e pontos de ônibus
2. Desenvolver ações para diminuir o tempo de deslocamento na cidade
3. Fiscalizar e desenvolver ações e campanhas pela qualidade das calçadas em toda a cidade
4. Implantar ciclovias e promover o transporte cicloviário em todas as regiões da cidade
5. Desenvolver ações e campanhas para prevenir acidentes e a violência no trânsito
6. Diminuir o preço das passagens do transporte público
7. Desenvolver ações, campanhas e maior fiscalização em respeito ao pedestre nas vias públicas
8. Regulamentar e fiscalizar o tráfego de motocicletas
9. Ampliar a participação da prefeitura no desenvolvimento do metrô e das ferrovias