Paulistanos já podem escolher as prioridades para atuação dos vereadores

 

Sob o slogan “Uma troca justa: você dá a sua opinião e recebe de volta uma cidade melhor”, campanha “Você no Parlamento” começou no dia 15 de junho. O questionário impresso pode ser retirado nas 31 subprefeituras. Clique aqui para ver a relação dos endereços.

 

Até 15 de agosto, todo cidadão que vive em São Paulo poderá ajudar a escolher as prioridades para atuação do poder público. Trata-se da consulta pública batizada de “Você no Parlamento” (www.vocenoparlamento.org.br), uma iniciativa da Rede Nossa São Paulo e da Câmara Municipal.

Por meio de uma ampla consulta pública, a ideia é envolver grande parte da cidade para responder ao questionário elaborado por um grupo técnico formado por organizações como Ibope, USP, FGV, Escola de Governo e PUC-SP. Composto por 29 questões e 18 temas importantes para a qualidade de vida dos paulistanos – entre os quais saúde, educação, meio ambiente, habitação e cultura –, o questionário tem como base os Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município – IRBEM.

“Você no Parlamento” terá duração de dois meses – entre 15/6 e 15/8 –, e o resultado da pesquisa será tabulado pelo Ibope e entregue a cada um dos 55 vereadores na segunda quinzena de setembro. “A ideia é fazer com que os moradores de São Paulo escolham as prioridades para que o Legislativo foque sua atuação”, explicou Maurício Broinizi, coordenador da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo.

Broinizi informou que o questionário da consulta também já está disponível nas 31 subprefeituras da cidade. Clique aqui para conferir a relação dos endereços. “Além disso, todas as empresas, entidades sociais, escolas e outras organizações que quiserem participar desta grande experiência de democracia participativa poderão colocar o banner da campanha em seus sites e portais”, convidou.

Márcia Cavallari, do Instituto Ibope, antecipou que, dependendo do número de questionários respondidos, a consulta pública possibilitará o levantamento das principais prioridades de cada região da cidade. “Quanto mais pessoas responderem, melhor será o resultado”, estimulou.

O presidente da Mesa Diretora da Câmara, José Police Neto (sem partido), destacou que os resultados da consulta pública poderão servir para a elaboração de projetos de lei, apresentação de emendas ao orçamento da cidade e fiscalização do trabalho da prefeitura. “Nosso esforço é para que a voz da população tenha concretude no parlamento.”

Police Neto anunciou que a campanha “Você no Parlamento” será uma das iniciativas que o Legislativo paulistano irá apresentar na próxima reunião do Parlamento Metropolitano – grupo que reúne as câmaras municipais de 39 cidades da Região Metropolitana de São Paulo.

Compartilhe este artigo