Ampliação do túnel da Operação Água Espraiada passa pela primeira votação

 

Proposta, que altera o projeto original da intervenção urbana planejada para a região do Jabaquara, integra o “pacote” de 34 matérias votadas esta semana pela Câmara Municipal

Airton Goes airton@isps.org.br  

No “pacote” de 34 projetos votados esta semana pela Câmara Municipal de São Paulo se encontra o que altera a localização e a extensão do túnel previsto na Operação Urbana Água Espraiada. A proposta de lei (PL 25/2011), de autoria do prefeito Gilberto Kassab, foi aprovada em primeira discussão. Para ser aprovado pelo Legislativo paulistano, entretanto, o texto ainda terá que ser submetido a uma segunda votação em plenário, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Mesmo sendo em primeira discussão, a aprovação do projeto de lei que altera o viário da Operação Urbana Água Espraiada mostrou a força da base governista na Casa. Para ser aprovado, o texto necessitava do apoio de 2/3 dos vereadores, ou seja, 37 dos 55. O número mínimo foi superado em dois: 39 parlamentares votaram a favor, 11 contra e 2 se abstiveram.

O projeto é um dos que o governo municipal e sua base na Casa pretendem ver aprovados antes do recesso de julho. Os outros são o da minirreforma tributária – chamado pela oposição de X-Tudo –, o que concede R$ 420 milhões de incentivo fiscal para a construção do Estádio do Corinthians, o Itaquerão, e o do mobiliário urbano, além de reajustes salariais para algumas carreiras do funcionalismo.

A alteração do projeto original da Operação Urbana Água Espraiada, que inclui a construção de um túnel para ligar a Avenida Roberto Marinho à Rodovia Imigrantes – na zona sul da cidade –, é contesta por entidades e moradores da região. A principal preocupação é com as 8,5 mil famílias que serão desalojadas para a implantação do parque linear, também previsto na operação. Isto porque a prefeitura não garantiu que construirá novas moradias na região para todos.

Antes da segunda e definitiva votação, o projeto passará por mais uma audiência pública. O debate está marcado para a próxima segunda-feira (27/6), às 11 horas, no Auditório 1º de Maio (1º andar da Câmara Municipal).

Veja a relação dos projetos votados pelo Legislativo paulistano na terça-feira (21/6)       

Veja os projetos votados nesta quarta-feira (22/6) 

Outras Notícias da Câmara


 

Compartilhe este artigo