Do Metro
economia@eband.com.br
O brasileiro é o cidadão que mais paga impostos e o que recebe os piores serviços públicos em troca. A conclusão é do “Estudo sobre Carga Tributária/PIB x IDH”, realizado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), que compara informações de 30 países com maior arrecadação tributária do mundo em relação ao retorno de benefícios à população.
O Brasil ficou com a última posição do ranking (30º lugar), bem atrás dos vizinhos Uruguai e Argentina – 13ª e 16ª posições, respectivamente. Isso indica que os países ao lado são capazes de fazer melhor uso dos impostos arrecadados dos contribuintes. Estados Unidos, Japão e Irlanda figuram no topo do ranking dos países que melhor aplicam os tributos em qualidade de vida aos cidadãos.
“O resultado deste estudo vem corroborar a posição do IBPT, desde a sua criação há 19 anos, apontando que a alta carga tributária do país vem historicamente contrastando com um péssimo e ineficiente serviço público em áreas vitais como educação, saúde, transporte, segurança, saneamento básico e outras, quando deveriam ser recursos arrecadados para o bem-estar da população”, diz o presidente do IBPT, João Eloi Olenike.