“Pacote de limpeza só deve sair no 2º semestre de 2012” – Metro

 

Empresas terão de gerir ecoponto e instalar lixeiras nas ruas da cidade

A nova licitação para limpeza e varrição de ruas e avenidas da capital deve ser concluída somente no final do segundo semestre de 2012. Ou seja, seis meses depois do período das fortes chuvas e, consequentemente, das enchentes, que vai de novembro a março.

A prefeitura irá oferecer um contrato de três anos paras as empresas interessadas em assumir, além da limpeza e varrição, a manutenção das bocas de lobo, galerias pluviais, fiscalização do descarte ilegal de entulho em terrenos baldios e controle dos ecopontos (centros de descarte de entulho).

Além dos novos serviços, os vencedores da concorrência pública terão de colocar garis trabalhando aos domingos. Hoje, eles atuam apenas de segunda a sábado.

O pacote de R$ 2,8 bilhões proposto pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD) ainda prevê a instalação de mais 150 mil lixeiras até o final de 2012. Atualmente, a cidade conta com 35 mil cestos em ruas e avenidas.

As novas lixeiras terão de contar com um chip de rastreamento. Segundo a prefeitura, o objetivo é fiscalizar o cumprimento das metas de limpeza e troca de equipamentos destruídos ou furtados por vândalos. Por dia, 20 lixeiras são quebradas ou furtadas na cidade, um prejuízo anual de R$ 340 mil.

Compartilhe este artigo