“Fifa oficializa Itaquerão como sede da Copa do Mundo e dispensa o Morumbi” – UOL

 

Vinícius Segalla
Em São Paulo

O comitê organizador da Copa do Mundo de 2014 da Fifa enviou nesta terça-feira ao Corinthians o acordo de estádio (Stadium Agreement) que ratifica a escolha do Itaquerão como uma das sedes do torneio internacional. A medida confirma uma decisão que já havia sido anunciada pela entidade que comanda o futebol no mundo, mas tem um valor maior do que apenas uma questão protocolar, já que a a demora no início das obras do estádio corintiano chegou a gerar dúvidas sobre sua viabilidade como sede da Copa.

Ao mesmo tempo, o comitê enviou ao São Paulo Futebol Clube o distrato oficial, retirando o estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi) da lista das arenas que serão utilizadas na competição. Apesar de esta decisão também já ter sido anunciada, em julho de 2010, os dirigentes do tricolor paulista jamais deixaram de acreditar na possibilidade de sediar o evento. Nos bastidores, cartolas do São Paulo afirmam que vêm preparando o Morumbi para atender a todas as exigências da Fifa, para o caso do estádio corintiano não ficar pronto a tempo.

O acordo de estádio recebido pelo Corinthians não significa que a cidade de São Paulo receberá a partida de abertura da Copa. Esta decisão, que cabe à Fifa, deverá ser anunciada nos próximos dias ou talvez até horas. Na terça-feira, o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, deu sinais de que espera que isso aconteça em breve, quando sinalizou que a Fifa dará uma resposta sobre o assunto em um prazo muito curto de tempo.

“Vamos ver se próximas 24 horas não tem novidade. Talvez a abertura não seja em São Paulo, pois todo mundo fica secando o Corinthians. A Fifa aprovou as garantias que nós demos. Vamos esperar a resposta nos próximos dias”, falou o presidente, em um tom irônico.

O Corinthians cumpriu o prazo estabelecido pela Fifa e entregou na última segunda-feira as garantias que conseguiu para viabilizar que seu estádio em Itaquera seja oficializado como o que fará o duelo inaugural da competição.

Compartilhe este artigo