“Projeto com rota para bikes é ‘engavetado'” – Jornal Destak

 

Trecho inaugurado no Brooklin ontem é avaliado como tímido por especialista e ficou ‘isolado’ em plano

A gestão Gilberto Kassab inaugurou ontem a primeira ciclorrota da cidade – de 15 km, no Brooklin (zona sul), ligando a avenida Jornalista Roberto Marinho aos parques Severo Gomes e Cordeiro. O plano para toda a cidade, porém, foi "esquecido" e virou jogo de empurra entre secretarias municipais.

Isso porque um projeto lançado em 2010 pela prefeitura previa criar ciclorrotas em diversos bairros da capital. A proposta, lançada com alarde, não vingou. A ideia foi retomada neste ano pela Secretaria de Esportes, desta vez por intermédio de um convênio firmado com o Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento).

O convênio consistia em contratar ciclistas para mapear as rotas. Ao Cebrap caberia formular mapas com base nessas informações, uma de suas expertises. Após quatro meses de trabalho, o convênio foi encerrado e o que foi levantado repousa em alguma gaveta, na melhor das hipóteses

Brooklin

Ontem, no primeiro dia de funcionamento da ciclorrota do Brooklin, a frequência foi pequena. A reportagem do Destak ficou uma hora e meia no local e constatou apenas cinco ciclistas.

"A proposta é tímida. Mesmo por ser um início, deveria ser uma área maior. Porém, é melhor isso do que nada", diz o arquiteto e urbanista Ricardo Correa.

André Pasqualini, do Instituto CicloBR, relativiza. "É um teste", diz.

Mapeamento de novas rotas vira ‘jogo de empurra’

Procurada ontem às 17h para dar detalhes sobre o resultado do trabalho de quatro meses de mapeamento de rotas feito pelo Cebrap, a pasta de Esportes disse que não havia tempo viável para responder.

Sobre a continuidade ou não do convênio com o Cebrap para mapeamento das rotas – que originalmente seria apresentado antes do Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro -, a pasta informou que as respostas caberiam à Secretaria de Transportes.

A Secretaria de Transportes, por sua vez, disse que a resposta caberia à Secretaria de Esportes.

Por fim, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que o projeto será finalizado na Secretaria de Esportes – sem precisar quando será retomado – e voltará para a pasta de Transportes.

Compartilhe este artigo