São 353 salas espalhadas por toda a cidade, onde aproximadamente mil funcionários estão orientados a estimular os usuários a responderem a consulta pública da campanha Você no Parlamento
Airton Goes airton@isps.org.br
O paulistano que quiser participar da consulta pública para escolher as principais prioridades de atuação do poder público, e não tiver acesso a computador, deve utilizar qualquer um dos 353 telecentros existentes na cidade. Isto porque o Programa de Inclusão Digital da Secretaria Municipal de Participação e Parceria apóia a campanha Você no Parlamento, promovida pela Rede Nossa São Paulo e a Câmara Municipal.
Em todos os telecentros existem cartazes de divulgação da campanha, os computadores dão acesso direto à consulta publica e os funcionários estão orientados a estimular os usuários do serviço a responderem o questionário na internet.
Caso a pessoa tenha dificuldade para utilizar o computador ou não disponha de tempo – responder o questionário demora cerca de 15 minutos –, ela pode solicitar o formulário impresso para preencher em casa e, depois, devolver no mesmo local.
“É importante o povo participar [da consulta pública], para informar aos parlamentares as necessidades de cada região”, avalia Alan Rachas Ribeiro, coordenador II do programa Inclusão Digital. Após o encerramento da consulta pública, prevista para o dia 15 de agosto, o Ibope irá tabular as respostas. O resultado final será entregue aos 55 vereadores da Câmara Municipal de São Paulo, que poderão usar os dados para elaborar projetos de lei, apresentar emendas ao orçamento ou fiscalizar o trabalho da Prefeitura.
Segundo Ribeiro, a maioria dos telecentros está localizada em regiões da periferia, onde muitas pessoas ainda não têm acesso a computador. Os 353 espaços espalhados pela cidade recebem 1,8 milhão de visitas por mês.
O apoio dos telecentros à campanha Você no Parlamento também conta com a colaboração do Idort (Instituto de Organização Racional do Trabalho), que é a organização responsável pela contratação e gestão dos funcionários dos equipamentos.
“Temos cerca de mil funcionários nos telecentros e todos foram estimulados a responder o questionário, até para que possam orientar os usuários que tiverem dúvida”, relata Sonia Ernica, consultora do Idort.
Ela informa que milhares de usuários dos telecentros já responderam a consulta. Entretanto, alguns mostram certa resistência em participar, devido à necessidade de colocar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física). Nestes casos, é explicado que não existe o menor risco de o número do documento ser utilizado para outros fins. A exigência visa apenas impedir que a pessoa responda mais de uma vez o questionário.
Os outros funcionários do Idort não envolvidos com o programa de Inclusão Digital (cerca de 50) também foram informados da importância da campanha. “E a área comercial estendeu a divulgação da consulta pública para os clientes”, conclui ela.
Para responder o questionário, os moradores da capital paulista podem acessar, ainda, o site www.vocenoparlamento.org.br ou pegar o formulário da consulta em qualquer uma das 31 subprfeituras.
Banco Santander divulga campanha no rádio
Diversas empresas e instituições ajudam a divulgar e a estimular a participação dos paulistanos na consulta pública. Uma delas é o Banco Santander, que está enviando mensagens e boletins sobre tema a funcionários, clientes, fornecedores e acionistas de São Paulo.
Outra iniciativa do Santander foi direcionar sua publicidade de rádio para divulgar a campanha Você no Parlamento a toda sociedade. As mensagens, de 30 segundos, deverão ser veiculadas na Jovem Pan, Bandeirantes e Eldorado, entre os dias 25 de julho e 8 de agosto.
A Secretaria Municipal da Educação colocou em seu portal um banner com o link da consulta pública e deve desenvolver novas ações para estimular a participação da sociedade na campanha.
Veja outras iniciativas de empresas e organizações em apoio à consulta pública Você no Parlamento