No 1º dia de trabalho, vereador propõe ampliar mandato da Mesa Diretora

 

Netinho de Paula (PCdoB) avalia que eleição anual da direção da Câmara Municipal de São Paulo causa instabilidade e impede uma gestão tranquila da Casa

Airton Goes airton@isps.org.br

Anualmente a Câmara Municipal de São Paulo elege os integrantes da Mesa Diretora que dirigem a Casa. Mas, se depender do vereador Netinho de Paula (PCdoB), esta regra, prevista no Regimento Interno, deverá ser mudada. Ele defende que o mandato dos integrantes do órgão seja de, no mínimo, dois anos.

O parlamentar, que atualmente ocupa um dos cargos mais importantes da Mesa Diretora – a 1ª secretaria –, apresentou a proposta no primeiro dia de retomada dos trabalhos do Legislativo paulistano, ocorrido nesta segunda-feira (1º/8).

“Precisamos avaliar se o Regimento Interno não tem deixado a desejar nesse ponto e se não é hora de rever o tempo de mandato da Mesa Diretora”, sugeriu Netinho de Paula durante a reunião de prestação de contas das atividades desenvolvidas pela direção da Casa no mês de julho.

Ele entende que o segundo semestre de atividade parlamentar já se inicia com a eleição interna do Legislativo paulistano, a ser realizada no final do ano, ocupando grande parte das preocupações e acirrando ânimos. “Um ano de mandato para a Mesa Diretora traz muita instabilidade, muita disputa política e não dá tempo para fazer uma gestão tranquila”, justificou o parlamentar, acrescentando que “essa instabilidade não é boa para a Câmara”.

Netinho de Paula alegou que não tem interesse pessoal na ampliação do mandato do órgão. “Como não pretendo continuar como vereador, posso fazer essa proposta com tranquilidade.” Ele é pré-candidato a prefeito de São Paulo, pelo PCdoB. “Independentemente do resultado da eleição para a Prefeitura, não pretendo voltar a ser vereador”, reafirmou.

Questionado pela reportagem se haveria possibilidade de sua proposta ser debatida e aprovada ainda este ano, o vereador respondeu: “Acho muito difícil, mas não impossível.” Segundo o parlamentar, a ideia será apresentada e discutida com todos os líderes dos partidos representados na Casa. “Minha proposta é que o mandato dos integrantes da Mesa Diretora seja de, no mínimo, dois anos”, concluiu.

A eleição da atual Mesa Diretora, realizada em dezembro do ano passado, foi muito acirrada e provocou rachas entre antigos aliados. O centrão – grupo de parlamentares de diversos partidos que comandou a Casa por seis anos – se dividiu e PT e PCdoB apoiaram grupos opostos. A disputa ainda é citada como motivo para divergências e acusações entre os dois lados. 

Os poucos vereadores que participaram da reunião de prestação de contas da Mesa Diretora não comentaram a proposta de Netinho de Paula.

Outras Notícias da Câmara

 

Compartilhe este artigo