Estudantes de cursos técnicos lotam audiência pública em apoio a projeto

 

Dezenas de alunos da Obra Social Dom Bosco compareceram ao debate sobre a proposta de lei que, se aprovada, lhes proporcionará redução de até 50% nos gastos com transporte

Airton Goes airton@isps.org.br

A audiência pública sobre o projeto de lei que prevê a redução de até 50% na tarifa do transporte coletivo urbano para estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes foi bastante concorrida. Mobilizados pela Obra Social Dom Bosco – entidade que atua na zona leste da cidade –, dezenas de alunos da organização lotaram a Sala Tiradentes da Câmara Municipal para apoiar a proposta de lei.

O PL 235/2010, de autoria dos vereadores Alfredinho (PT) e Floriano Pesaro (PSDB), visa reduzir a passagem também para alunos de cursos pré-vestibulares e de alfabetização para jovens e adultos, entre outros.

“Pessoas de baixa renda acabam trancando o curso porque não têm condições de pagar a passagem todo dia”, afirmou Ariel Fernando Alves, um jovem de 16 anos que acompanhou a audiência, ocorrida na quarta-feira (10/8). Ele frequenta o curso de mecânica geral da Obra Social Dom Bosco.

Outro estudante da entidade que utilizou o mesmo argumento em defesa do PL foi Adenilson Batista de Morais. “50% [de redução] já alivia o lado financeiro”, acrescentou o aluno do curso de técnicas administrativas.

O padre Rosalvino Moran, responsável pela Obra Social Dom Bosco, lembra que os jovens e adultos dos cursos técnicos e profissionalizantes já tiveram o direito de pagar apenas 50% da passagem. Ele, entretanto, não lembra o ano em que o benefício foi retirado pela Prefeitura. “Acho que foi em 1997”, arrisca.

Segundo ele, a organização é uma das incentivadoras do projeto. “Tem jovens desistindo de frequentar os cursos da entidade porque não conseguem pagar a passagem”, lamenta.

Já votado em primeira discussão, o projeto deverá ainda sofrer pequenas alterações por parte de seus autores, antes de passar pela segunda e definitiva votação na Câmara Municipal.

Além da proposta de Pesaro e Alfredinho, diversos outros projetos fizeram parte da pauta da audiência pública, que foi promovida pela Comissão de Constituição e Justiça.

Outras Notícias da Câmara

Compartilhe este artigo