Estudantes entregam à Câmara resultado do apoio à campanha Você no Parlamento

 

Iniciativa dos alunos do CIEJA Santo Amaro resultou em mais de 600 questionários respondidos da consulta pública, servindo de estímulo para outras instituições e organizações

Airton Goes airton@isps.org.br

Nos últimos 30 dias, alunos do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA Santo Amaro realizaram uma ação de apoio à campanha Você no Parlamento. Estimulados pelo professor de história Nilton Oliveira e apoiados pela direção da escola, eles responderam o questionário da consulta pública para escolher as prioridades da cidade. Muitos conseguiram que outras pessoas, como familiares e amigos, também fizessem o mesmo.

Os mais de 600 questionários respondidos, que resultaram da iniciativa, foram entregues nesta quarta-feira (10/8) na Câmara Municipal de São Paulo por um grupo de 30 estudantes – que representaram a escola. Como o presidente da Casa, vereador José Police Neto (sem partido), se encontrava em atividade fora, o grupo foi recebido pelo 2º secretário da Mesa Diretora, Atílio Francisco (PRB).

Os alunos do CIEJA Santo Amaro possuem de 16 a 75 anos e cursam, na forma de supletivo, o Ensino Fundamental II, ou seja, da 5ª à 9ª série. A grande maioria deles mora na periferia da zona sul de São Paulo.

“Apesar de começar a participar só, agora, aos 50 anos de idade, acho que vale a pena”, afirmou Maria Lúcia de Oliveira, uma das estudantes que exerceu a cidadania, ajudando a escolher as prioridades da cidade. “Nós, que moramos na periferia, sabemos as nossas necessidades, as necessidades do povo, e gostaríamos que os vereadores vissem a nossa opinião com bastante carinho”, acrescentou. 

Outra estudante que gostou de fazer parte da ação em apoio à campanha Você no Parlamento foi Fernanda Conceição de Souza, de 17 anos. “Achei muito interessante podermos dar nossa opinião, pois geralmente não temos essa oportunidade”, destacou. Para ela, os temas principais da consulta pública foram saúde e educação.

Além de entregar os formulários preenchidos, os alunos apresentaram à Câmara Municipal uma demanda. “Queremos que o CIEJA também possa oferecer o ensino médio [na forma de supletivo]”, propôs Maria Lúcia. Hoje, o equipamento só disponibiliza o curso supletivo do ensino fundamental.

Ela e outros integrantes do grupo explicaram que o CIEJA possui um horário de aula (de manhã), que facilita para quem trabalha à tarde ou noite, e tem um acolhimento diferenciado das escolas que atualmente oferecem o supletivo do ensino médio.

O vereador Atílio Francisco afirmou que irá encaminhar a proposta para a presidência da Câmara Municipal e agradeceu a ação dos alunos em apoio à consulta pública. “A campanha [Você no Parlamento] é fantástica e quem ganha com está iniciativa são a própria população e a nossa cidade”, avaliou. Para o parlamentar, é papel do Legislativo estimular a participação da sociedade nas atividades da Casa. “Isso valoriza o nosso trabalho”, concluiu.

Consulta pública é prolongada para até 30 de setembro

A iniciativa dos alunos do CIEJA Santo Amaro serve de estímulo para outras escolas, organizações e empresas que acreditam na importância da democracia participativa para melhorar a qualidade de vida em São Paulo.

Ainda há tempo para desenvolver ações em apoio à consulta pública, estimulando alunos, funcionários, clientes e outras pessoas a responderem o questionário. Isto porque a campanha Você no Parlamento foi prolongada para até o dia 30 de setembro.  

A campanha é resultado de uma parceria entre a Rede Nossa São Paulo e a Câmara Municipal. 

O acordo prevê a realização de uma consulta pública, na qual a população irá escolher as prioridades para a atuação dos vereadores.

A consulta pública aborda 18 temas importantes para a qualidade de vida dos paulistanos, entre os quais: meio ambiente, cultura, desigualdade social, educação, saúde, habitação e transporte.

Após o encerramento da consulta pública, o Ibope irá tabular as respostas. O resultado final será entregue aos 55 vereadores da Câmara Municipal, que poderão usar os dados para elaborar projetos de lei, apresentar emendas ao orçamento ou fiscalizar o trabalho da Prefeitura. 

O questionário da consulta pode ser respondido pelo site www.vocenoparlamento.org.br ou por meio de questionários impressos que estão disponíveis nas 31 subprefeituras da cidade.

Outras Notícias da Câmara

Compartilhe este artigo