Prorrogação do prazo final da campanha visa permitir que mais organizações, escolas e cidadãos participem da escolha das prioridades da cidade de São Paulo
Airton Goes airton@isps.org.br
A Rede Nossa São Paulo e a Câmara Municipal, parceiras na campanha Você no Parlamento, decidiram prolongar a consulta pública sobre as prioridades da cidade para até o dia 30 de setembro. A ampliação do prazo final – inicialmente marcado para 15 de agosto – visa possibilitar que mais organizações da sociedade civil, escolas, empresas e paulistanos participem da iniciativa cidadã.
Universidades e escolas que oferecem cursos supletivos para jovens maiores de 16 anos – esta é a idade mínima para participar da consulta pública – e adultos, por exemplo, terão mais tempo para desenvolver ações que estimulem alunos e professores a responderem o questionário. Com o retorno das férias escolares de julho, esse tipo de iniciativa ganha novo prazo para ser viabilizada.
Esta semana, estudantes entregaram à Câmara mais de 600 questionários respondidos da consulta pública, demonstrando que o apoio à campanha também pode servir como uma verdadeira aula de cidadania. Além de preencher os formulários, ajudando a eleger as prioridades para a atuação dos vereadores, os alunos do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA Santo Amaro conseguiram que outras pessoas, como familiares e amigos, também fizessem o mesmo.
Para os organizadores da campanha Você no Parlamento, a ação desenvolvida pelos alunos do CIEJA Santo Amaro, assim como outras promovidas por diversas empresas e entidades, servem de estímulo para novas iniciativas da sociedade em apoio à consulta pública. Quanto maior o número de pessoas que responder o questionário, mais fiel será o resultado em relação aos desejos da população de São Paulo.
A consulta pública pode ser respondida no site www.vocenoparlamento.org.br. Links para a consulta também estão disponíveis nos portais da Rede Nossa São Paulo, da Câmara Municipal e nos computadores dos 353 telecentros da cidade, entre outros espaços virtuais. Quem tem dificuldade para acessar a internet, pode retirar (e entregar) a versão impressa do questionário nas 31 subprefeituras e em todos os telecentros.
A consulta aborda 18 temas importantes para a qualidade de vida dos paulistanos, entre os quais: meio ambiente, cultura, desigualdade social, educação, saúde, habitação e transporte.
Após o encerramento da campanha (dia 30/9), o Ibope irá tabular as respostas. O resultado final será entregue aos 55 vereadores da Câmara Municipal, que poderão usar os dados para elaborar projetos de lei, apresentar emendas ao orçamento ou fiscalizar o trabalho da Prefeitura.
Leia também: Paulistanos podem utilizar telecentros para escolher prioridades da cidade