Organizações preparam Fórum Social São Paulo para dias 29 e 30 de outubro

 

Será a primeira vez que a sociedade civil debaterá os problemas da região metropolitana da capital paulista, tendo como referência a experiência do Fórum Social Mundial

Airton Goes airton@isps.org.br

As organizações da sociedade civil envolvidas com a preparação do 1º Fórum Social São Paulo referendaram a proposta de realizar o evento nos dias 29 e 30 de outubro, na Faculdade Zumbi dos Palmares. A definição ocorreu em reunião realizada na noite desta quinta-feira (25/8), no auditório do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo.

No encontro, em que compareceram dezenas de representantes de entidades, movimentos e cidadãos, também ficou acordado que parte do tempo do Fórum será dedicado às discussões por eixos ou temas. Além dos temas já sugeridos pelo grupo de articulação do evento – entre os quais educação, saúde, mobilidade urbana, etc. –, os participantes poderão propor outros no momento da inscrição.

“A única exigência para que a discussão sobre o eixo [proposto] aconteça é que exista um grupo que queira debater o assunto, pois ninguém vai querer participar de uma sala em que tenha somente duas ou três pessoas”, ponderou Francisco Whitaker, um dos articuladores do 1º Fórum Social São Paulo.

Como é um dos criadores do Fórum Social Mundial, “Chico” Whitaker, como é conhecido, explicou a relação existente entre o evento global e o local, que está sendo preparado. “Nossa referência teórica é o Fórum Social Mundial, porém nosso foco serão as questões da região metropolitana de São Paulo.”

Ele contou que o Fórum Social Mundial foi criado em 2001 para se contrapor à visão capitalista neoliberal que imperava na época e “parecia já ter decretado o fim da história”. O evento na Grande São Paulo, segundo ele, também pretende questionar o modelo vigente. “Esse modelo enche as avenidas de carros, em detrimento do transporte público, e estimula a especulação imobiliária, empurrando os mais pobres para a periferia e áreas de risco”, exemplificou.  

Durante a reunião, foi reafirmado que a pergunta a permear os debates do 1º Fórum Social São Paulo, nas mais diversas áreas, será: O que fazer para que o interesse público e os direitos dos cidadãos e cidadãs da Grande São Paulo prevaleçam sobre os interesses do dinheiro e do lucro?

Os participantes discutiram, ainda, formas de arrecadar recursos para custear a realização do evento. As propostas de captação financeira e a ficha de inscrição deverão ser disponibilizadas em breve no blog do 1º Fórum Social São Paulo, onde estão outras informações sobre a iniciativa.

 

Compartilhe este artigo