No caderno de Informe Publicitário (sobre saúde privada), encartado na edição de 14/09 da Folha de São Paulo, pág 4, a Prefeitura de São Paulo e a SPTuris publicaram, com dinheiro público, uma enorme mentira. Reproduzimos o texto na íntegra: "Cada vez mais, quem vive ou vem a São Paulo descobre lugares diferentes para relaxar e cuidar do seu bem-estar. Nenhuma cidade tem tantos parques e ciclovias. O maior deles, o do Ibirapuera, está interligado a 3 outros parques em 45 Km de ciclovias. Além disso, a cidade tem os maiores e melhores spas do Brasil. Venha renovar as energias, venha para São Paulo." A maior foto da propaganda, diga-se de passagem, é a de um rapaz com sua bicicleta!
Em primeiro lugar, a tal ciclovia é, na verdade, uma ciclofaixa que funciona unicamente aos domingos e feriados, entre 7h e 16h. Em segundo lugar, dizer que "nenhuma cidade tem tantos parques e ciclovias" é uma verdadeira sandice diante da realidade de tantas outras cidades do Brasil e do mundo, que são incomparavelmente melhor servidas de parques e ciclovias (com centenas de Kms, e não com poucas dezenas de Km de ciclofaixas dominicais). Afirmar que "nenhuma cidade tem tantos parques e ciclovias" é tratar os paulistanos (e os desavisados turistas) como idiotas, e de forma oficial e criminosa!
Entretanto, em pelo menos um aspecto, a propaganda enganosa deve estar dizendo a verdade: "a cidade tem os maiores e melhores spas do Brasil". Pudera, com boa parte dos gestores públicos e dos políticos que tem, a cidade precisa mesmo de grandes e bons spas! Poderiam, pelo menos, não usar o dinheiro público para promover spas privados. Melhor seria investir em spas públicos, posto que, sem dúvida, a maioria da população é que realmente necessita amenizar o sofrimento cotidiano proporcionado pela má gestão da cidade.
Mauricio Broinizi Pereira, coordenador da Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo