Documento critica fechamento dos Crecas e ausência de intersetorialidade das políticas públicas. Além disso, responsabiliza a Prefeitura por eventuais situações de risco a funcionários e usuário
Airton Goes airton@isps.org.br
O Fórum de Assistência Social da Cidade de São Paulo (FAS) divulgou nesta quinta-feira (19/9) uma carta aberta à sociedade em que denúncia “a situação de extrema gravidade” porque que passam os abrigos da capital paulista.
Segundo o documento endereçado ao poder público municipal, os problemas dos Serviços de Acolhimento Institucional para Criança e Adolescente – Saica (abrigos) se agravaram com o fechamento dos Centros de Referências para Crianças e Adolescentes (Crecas), ocorrido este ano, e pela ausência de intersetorialidade das políticas públicas.
Criados para acolher e garantir em proteção integral à criança e adolescente em situação de risco pessoal e social de abandono, os abrigos não estariam estruturados para atender os menores usuários de drogas, com problemas de saúde mental e em situação de conflito com a lei.
Ao final, a carta responsabiliza o poder público municipal e seus gestores por eventuais situações que, em virtude dos problemas apontados, venham a colocar em risco a integridade física e a vida de usuários e trabalhadores dos abrigos.
Veja a íntegra do documento divulgado pelo Fórum de Assistência Social
Leia também: Falta de “porta de entrada” para jovens usuários de drogas leva caos aos abrigos