“Mais pessoas aceitam deixar carro em casa” – Jornal Destak

 

Porcentagem de motoristas que trocaria veículo por transporte coletivo é de 52%

Mais pessoas estão dispostas a usar o transporte público em São Paulo para melhorar o meio ambiente. Isso é o que mostra a pesquisa Nossa São Paulo/Ibope – Dia Mundial Sem Carro 2010, divulgada ontem. Segundo o levantamento, 52% dos paulistanos estão dispostos a trocar o carro pelo transporte coletivo. Em 2009, essa percentual era de 40%.

A pesquisa indicou também que o tempo médio do principal deslocamento do dia do paulistano caiu 6 minutos – passando de 1h57, em 2009, para 1h49, em 2010. Em média, o motorista gasta 2h42 para realizar todos seus deslocamentos do dia.

O morador da capital está insatisfeito com a situação no trânsito. Quase sete em cada dez paulistanos (68%) avaliam o trânsito em São Paulo como ruim ou péssimo, três pontos percentuais a menos do que o registrado no ano passado.

O levantamento revela também que, no entanto, o aumento dos dias de rodízio e a introdução do pedágio urbano não são consideradas medidas eficazes para melhorar a fluidez do tráfego: 56% dos paulistanos são contra o rodízio de dois dias e 78% são contra o pedágio urbano. Quanto ao transporte coletivo, a maioria (67%) concorda que o setor deveria receber mais atenção do governo. Mais de sete em cada dez (76%) se disseram dispostos a deixar de usar o carro caso houvesse boa alternativa de transporte público.

Questões ambientais também apareceram. Para 96% dos entrevistados, a poluição do ar é um problema grave ou muito grave.

Foram entrevistados 805 moradores da capital entre 25 e 30 de agosto em toda a cidade.

Moto vence Desafio Intermodal 2010

Compartilhe este artigo