“Paulistano perde mais de 2 horas no trânsito” – Band

 

Maioria dos moradores da capital aceita trocar o carro pela rede de transporte público, diz pesquisa

Do Metro noticias@band.com.br

O paulistano está gastando mais tempo para se locomover no trânsito. Em média, são duas horas e 49 minutos dentro do carro para concluir seu trajeto. Em 2010, o mesmo percurso era feito em duas horas e 42 minutos.

Esse é um dos dados apontados pela 5ª edição da pesquisa Dia Mundial Sem Carro, encomendada pela Rede Nossa São Paulo ao Ibope, divulgada ontem. Para o estudo, 805 pessoas de diferentes regiões da capital foram ouvidas entre os dias 17 e 22 de agosto.

O tempo parado nas ruas reflete a impressão dos motoristas sobre as condições de fluidez. Para 55% dos entrevistados, o trânsito é “péssimo”.

O coordenador-geral da Nossa São Paulo, Oded Grajew, acredita que a má avaliação do trânsito é resultado do aumento da frota.

“Aumentou o número de carros, mas as alternativas e melhorias no trânsito não aconteceram”, diz. Por causa dos congestionamentos, 60% dos paulistanos estão dispostos a deixar o carro para usar o transporte público.

Porém, Grajew acredita que isso não deve acontecer e cita outro dado da pesquisa para justificar seu argumento: o tempo de espera por um coletivo no ponto aumentou 47%, segundo o levantamento.

“Isso vai na contramão da intenção de fazê-lo deixar o carro em casa. Ele só vai abandonar o carro quando tivermos transporte público eficiente”, avalia.

Entre as medidas consideradas mais importantes pelos entrevistados para melhorar o trânsito em São Paulo estão, em primeiro lugar, “construir mais linhas de metrô e trem”, “melhorar a qualidade do transporte por ônibus e vans” e “construir mais corredores exclusivos de ônibus”.

Compartilhe este artigo