Prioridades definidas pelos paulistanos são apresentadas aos vereadores

 

Objetivo da campanha Você no Parlamento é que os parlamentares utilizem os dados da consulta pública para elaborar projetos de lei, fazer emendas ao orçamento e fiscalizar a Prefeitura 

Airton Goes airton@isps.org.br

A Rede Nossa São Paulo e a Câmara Municipal de São Paulo lançaram nesta terça-feira (11/10) os resultados da consulta pública Você no Parlamento. Os dados da consulta, respondida por 33.430 paulistanos de todas as regiões da cidade – que escolheram as prioridades para atuação do poder público no próximo período –, serão entregues a todos os 55 vereadores da cidade. 

O objetivo da consulta é que os parlamentares utilizem as prioridades escolhidas pelos moradores de São Paulo para elaborar projetos de lei, propor emendas ao orçamento e fiscalizar as ações da Prefeitura.

Diversos vereadores participaram do lançamento dos resultados da consulta pública, entre os quais José Police Neto (PSD), presidente do Legislativo paulistano, Claudio Fonseca (PPS), Claudio Prado (PDT), Donato (PT), Floriano Pesaro (PSDB), Gilberto Natalini (PV), Jamil Murad (PCdoB), José Américo (PT), Marco Aurélio Cunha (PSD) e Sandra Tadeu (DEM). Também estiveram no local do evento Milton Leite (DEM), Toninho Paiva (PR) e Ushitaro Kamia (PSD).

Além dos parlamentares, centenas de pessoas lotaram o Plenário 1º de Maio e a galeria para acompanhar a divulgação dos dados. Como os espaços não comportavam todos que compareceram ao Legislativo paulistano, o Auditório Prestes Maia e o Salão Nobre da Casa também foram utilizados para recepcionar o público, que, nestes dois locais, assistiu à apresentação dos resultados da consulta pública por meio de telões. No total, cerca de 700 pessoas participaram do evento.

Durante o lançamento, funcionários de telecentros, lideranças comunitárias e profissionais da Câmara, que contribuíram para a realização da consulta pública, foram homenageados pelos organizadores da campanha Você no Parlamento.

“Nossa expectativa é que o orçamento a ser aprovado por esta Casa, no final do ano, reflita os dados desta consulta”, afirmou o coordenador da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, lembrando uma das atribuições dos vereadores que poderá ser potencializada com os resultados da campanha Você no Parlamento. “Isso não é apenas um evento, é um processo que esperamos seja exemplar para outras cidades”, completou ele.

“A Câmara Municipal recebe hoje um conjunto de orientações para desenvolver o seu trabalho”, registrou o presidente do Legislativo paulistano, vereador José Police Neto (PSD). "Tiraremos desse questionário observações concretas que auxiliarão no aperfeiçoamento de propostas que já estejam em andamento ou que ainda serão criadas", exemplificou o parlamentar.

“É a primeira vez que temos algo tão rico, com tantos detalhes sobre a cidade", avaliou Márcia Cavallari, diretora executiva de Atendimento e Planejamento do IBOPE Inteligência, que auxiliou na tabulação das respostas. Segundo ela, os resultados "robustos" da consulta permitem que as demandas da população sejam trabalhadas regionalmente.

A consulta pública foi realizada entre os dias 15 de junho e 30 de setembro deste ano. Por meio de um questionário – respondido pela internet ou em material impresso –, os cidadãos participantes puderam opinar sobre quais as medidas mais importantes para melhorar as áreas de saúde, educação, meio ambiente, transporte e mobilidade, habitação, cultura e transparência e participação política, entre outras.

No total, 18 temas importantes para a qualidade de vida dos moradores da cidade foram abordados na consulta, que teve como base os Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município – IRBEM, elaborado pela Rede Nossa São Paulo.

Leia também: Poder público deve garantir agilidade em consultas e exames de saúde

Veja o que saiu na mídia sobre a consulta pública Você no Parlamento

Outras Notícias da Câmara

 

Compartilhe este artigo