“Supermercados de SP dizem que 77% são contra uso de sacolas plásticas” – G1

 

Pesquisa encomendada pela Apas foi divulgada na tarde desta quinta-feira.

Entrevistados são de Jundiaí, primeiro município onde ocorreu campanha.

Luciana Bonadio
Do G1 SP

Uma pesquisa encomendada pela Associação Paulista dos Supermercados (Apas) e realizada pelo Ibope Inteligência mostra que 77% dos consumidores são a favor de não utilizar as sacolas descartáveis, ou plásticas, nos estabelecimentos comerciais. O estudo foi divulgado nesta quinta-feira (13) em evento no Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul da capital paulista, com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

As 400 entrevistas para o estudo foram realizadas em setembro em Jundiaí, no interior de São Paulo. A Apas escolheu o município para implantar o projeto-piloto da campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, que tem o objetivo de substituir as sacolas descartáveis pelas reutilizáveis nos supermercados. O projeto começou em 30 de agosto de 2010. Segundo a Prefeitura de Jundiaí, 120 lojas aderiram à campanha, que retirou 22 milhões de sacolas plásticas por mês de circulação.

O governador de São Paulo disse que a campanha será estendida a partir de 25 de janeiro para todo o estado. “Acho que o ideal é o que está sendo feito. Não precisa uma lei para o estado inteiro, obrigando, mas o ideal é a gente ter uma participação consciente, cidadania. O governo vai criar condições para que isso possa se expandir mais rapidamente”, declarou Alckmin, durante o evento, no início desta tarde. Ele citou que está sendo estudada a possibilidade de tirar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para as sacolas reutilizáveis durante um período para incentivar o uso delas.

Resultados do estudo

A pesquisa do Ibope entrevistou moradores acima de 18 anos que frequentam supermercados ou hipermercados. Ela mostrou que 77% dos entrevistados são a favor do modelo sem sacolas plásticas. Outros 62% declararam estar satisfeitos ou muito satisfeitos com a campanha para substituir as sacolas. Questionados se apoiariam o retorno das sacolas descartáveis, 73% se mostraram contrários à idéia.

Segundo o estudo, 93% dos entrevistados apoiam a expansão da campanha para todo o estado e 83% são favoráveis a que outros tipos de comércio substituam as sacolas. O Ibope mostrou que 89% deles passaram a usar sacolas reutilizáveis. Na ausência das sacolas descartáveis, 79% adotaram o uso de saco de lixo nas residências.

Em julho, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) suspendeu, em caráter liminar, a lei municipal que veta a distribuição de sacolas plásticas aos consumidores por supermercados e outros estabelecimentos comerciais na capital paulista. A lei de nº 15.374, aprovada em 18 de maio de 2011, prevê um prazo até 31 de dezembro para os estabelecimentos comerciais se adequarem.

Compartilhe este artigo