“Cidade tem 18 acidentes de trânsito por hora” – Destak

 

São Paulo teve cerca de 163 mil casos em 2010; quase 90% deles não tiveram registro de vítimas

A cidade de São Paulo registra em média 18 acidentes de trânsito por hora, diariamente. A maior parte deles, quase 90%, ocorre sem vítimas. Os dados são do Comando de Policiamento de Trânsito (Cptran) da Polícia Militar e referem-se ao ano de 2010, mas os números podem ser até maiores porque nem todos os envolvidos registram ocorrências.

Apesar do alto índice, entre 2007 e 2010 houve redução de 30% no número de acidentes com vítimas. As quedas foram consecutivas, mas a maior, de 20%, foi registrada entre 2009 e 2010.

No total, foram 163.291 acidentes registrados no ano passado – desses, 12% (19.503) com vítimas. Embora a proporção seja muito menor do que os casos sem vítimas, o número ainda é muito alto, segundo Dirceu Rodrigues Alves, diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). "A frota de veículos está aumentando (atualmente, em 7,1 milhões) e o pedestre também tem abusado, desrespeitado a sinalização. Esses acidentes poderiam ser evitados se tivéssemos respeito entre quem está nos veículos e quem anda nas vias", defende.

Os 16 acidentes sem vítimas por hora registrados no ano passado também estão em um patamar alto para Dirceu Alves. "Há morosidade no trânsito da cidade, a média de velocidade varia entre 13 e 15 km/h. É um absurdo termos tantos acidentes com essa velocidade. Além disso, o trânsito é maior nos dois horários de pico, de manhã e de noite, que duram oito horas no total", aponta. Para Dirceu Alves, é preciso investir na educação e formação de condutores para que o comportamento da população seja mudado.

Brigas de trânsito

Das 35 mil chamadas que a PM recebe diariamente, em média, 70 são decorrentes de brigas de trânsito – ou seja, uma a cada 20 minutos.

Compartilhe este artigo