Apresentação do Programa Cidades Sustentáveis, Mesa de Diálogo sobre Participação Cidadã e Seminário Preparatório da 1ª Consocial estão entre os eventos programados para o FSSP
Airton Goes airton@isps.org.br
Desde o início das articulações para a realização do 1º Fórum Social de São Paulo, em meados do ano passado, a Rede Nossa São Paulo (RNSP) tem sido uma das organizações incentivadoras do processo. A importância que a Rede atribui ao Fórum, como espaço de debates e apresentação de propostas para ampliar a participação da sociedade nas decisões do poder público e melhorar a qualidade de vida dos moradores das regiões metropolitanas, pode ser observada nas atividades autogestionadas que a organização inscreveu para o evento.
Promovidas por meio da secretaria executiva da RNSP, dos grupos de trabalho (GTs) ou em parceria com outras entidades e movimentos sociais, estas atividades serão realizadas no primeiro dia do Fórum Social de São Paulo (FSSP), que acontece em 29 e 30 de outubro, na Faculdade Zumbi dos Palmares.
Entre as iniciativas que contam com participação da Rede estão: Apresentação do Observatório Cidadão, “Myfuncity-Cidades Sustentáveis” e Programa Cidades Sustentáveis; Mesa de Diálogo sobre Participação Cidadã; Seminário Preparatório da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social – Consocial; e Apresentação da pesquisa Educação em Território Alta Vulnerabilidade na Metrópole (veja a programação das atividades ao final da reportagem).
Além das atividades promovidas com a participação da Rede, o FSSP já conta com dezenas de outras iniciativas autogestionadas inscritas por outras organizações da região metropolitana da grande São Paulo. As inscrições para esse tipo de atividade se encerram no próximo domingo (23/10).
Para participar de qualquer um dos debates e eventos programados para o Fórum, é preciso que a pessoa interessada faça a sua inscrição individual no site do FSSP.
Divulgação e slogan do grande encontro da sociedade civil
De acordo com os organizadores do Fórum, na semana que antecede o grande encontro da sociedade civil, ocorrerão “flashmobs” – mobilizações rápidas artísticas e performáticas – em diversos pontos da cidade para divulgar o evento. Na sexta-feira (28/10), haverá um encontro dos participantes – numa espécie de abertura do 1º FSSP –, às 18 horas, no Vale do Anhangabaú.
Para os dois dias do evento, estão programadas atividades autogestionadas e oficinas temáticas (29/10), além de uma plenária geral (30/10). A pergunta (ou slogan) que deve permear todos os debates do Fórum é: O que fazer para que o interesse público e os direitos do cidadão prevaleçam sobre o interesse do dinheiro e do lucro?
Serviço:
1º Fórum Social de São Paulo
Dias 29 e 30 de outubro
Local: Faculdade Zumbi dos Palmares
Endereço: Av. Santos Dumont, 843 – próximo da Estação Armênia do Metrô – São Paulo
Atividades com a participação da Rede Nossa São Paulo programadas para o dia 29 de outubro
Horário: das 9h00 às 10h30
Apresentação do Observatório Cidadão, “Myfuncity-Cidades Sustentáveis” e Programa Cidades Sustentáveis.
Atividade autogestionada organizada pela secretaria executiva da Rede
Horário: das 10h30 às 12h30
Mesa de Diálogo sobre Participação Cidadã
Atividade autogestionada organizada pelo Grupo de Trabalho Democracia Participativa
Para confirmar presença em uma ou nas duas atividades acima, que serão realizadas no mesmo local, favor enviar mensagem para o e-mail zuleica@isps.org.br.
Horário: das 9 às 12 horas
– Apresentação da pesquisa Educação em Territórios de Alta Vulnerabilidade na Metrópole
Atividade autogestionada organizada pelo Grupo de Trabalho Educação, da RNSP, Cenpec, Fundação Tide Setubal e Fundação Itaú Social.
– Seminário Políticas de gratificação por “desempenho" para professores: uma visão crítica
Expositoras: Adriana Bauer, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, e representante do GT Educação
As duas atividades ocorrerão no mesmo local
Horário: das 9h30 às 11h30
Painel: Existe Planejamento da Mobilidade Urbana em São Paulo?
Atividade autogestionada organizada pelo GT Mobilidade Urbana que debaterá a necessidade da elaboração urgente do Plano Municipal de Mobilidade e Transportes Sustentáveis, com participação popular, e a implantação do Conselho Municipal de Transportes.
Horário: das 10 às 12 horas
Encontro "Educação Socioambiental: Política Municipal"
Atividade autogestionada organizada pelos GTs Educação e Meio Ambiente
Horário: das 14 às 17 horas
Seminário Preparatório da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social
Atividade autogestionada organizada pela Rede Nossa São Paulo, MCCE, Policidadania, Ministério Público, Instituto Ethos, G POPAI, CRECE, Artigo 19 e Amarribo.
Horário: das 14 às 17 horas
Oficina do Eixo Temático Educação.
Apresentação de atividades descentralizadas, com focos em Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos na Grande São Paulo.
Debate de propostas para as políticas educacionais na Grande São Paulo, retomando os pressupostos de Paulo Freire.
Organização GT Educação