Projeto Jogos Limpos e vereadores discutem parceria para fiscalizar gastos da Copa

 

Proposta foi apresentada pela subcomissão de acompanhamento das ações relacionadas à Copa do Mundo de 2014 na cidade de São Paulo ao coordenador nacional do projeto

Airton Goes airton@isps.org.br 

O estabelecimento de uma parceria com o Projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, para acompanhar e fiscalizar os gastos públicos destinados à realização da Copa do Mundo de 2014 em São Paulo, foi tema de debate na subcomissão de acompanhamento das ações relacionadas ao evento.

Na reunião, realizada nesta quarta-feira (26/10) na Câmara Municipal, os vereadores que integram a subcomissão assistiram a uma apresentação do coordenador nacional do Projeto Jogos Limpos, Felipe Saboya, sobre os motivos e os objetivos da iniciativa, que está sendo realizada em todas as cidades que receberão jogos da Copa de 2014. 

De acordo com Saboya, as informações disponíveis no site da Secretaria Especial de Articulação para a Copa do Mundo de Futebol de 2014 “são muito precárias” em termos de transparência dos gastos que serão realizados. “É papel do Executivo (Prefeitura) disponibilizar todas as informações sobre os gastos com a realização do evento na cidade”, afirmou.

O coordenador nacional do Projeto Jogos Limpos propôs aos vereadores que no orçamento do município para 2012 – que está em debate na Casa e será votado até o final do ano – sejam identificadas as obras e ações relacionadas à Copa. “Uma forma de incentivar o controle social é facilitar o entendimento do cidadão sobre os investimentos públicos”, defendeu Saboya.

Ele explicou aos parlamentares que a realização do campeonato mundial de futebol no Brasil é uma experiência muito importante para ampliar a participação da sociedade na fiscalização dos gastos públicos. “Podemos aproveitar a oportunidade para o desenvolvimento de uma nova cultura de transparência e controle social”, concluiu Saboya.

Para o vereador Tião Farias (PSDB), autor da proposta de parceria entre a subcomissão de acompanhamento das ações das ações relacionadas à Copa do Mundo e o Projeto Jogos Limpos, a cidade sairá ganhando se a Câmara Municipal e as organizações sociais trabalharem juntas. “Quanto mais transparência, maior a dificuldade daqueles que estão pensando em fazer coisa errada [com os recursos públicos]."

O presidente da Comissão de Política Urbana – da qual a subcomissão é integrante –, Paulo Frange (PTB), informou que irá conversar com o presidente da Casa, José Police Neto (PSD), e o líder do governo, Roberto Tripoli (PV), para que a apresentação do Projeto Jogos Limpos seja feita também para outros parlamentares que tenham interesse no assunto. “Precisamos convencer todos os vereadores da Casa da importância do acompanhamento dos gastos dos recursos públicos que serão destinados à Copa”, avaliou.

Segundo Frange, a formalização oficial da parceria passa por esse entendimento com a presidência da Casa.
 
O Projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios é coordenado pelo Instituto Ethos e conta com a participação de diversas organizações da sociedade civil, entre as quais a Rede Nossa São Paulo. 

Leia também: Projeto Jogos Limpos propõe que gastos com Copa sejam discriminados no orçamento

Outras Notícias da Câmara
  

Compartilhe este artigo