“Vereadores terão ferramenta para interagir com eleitor” – Folha de S.Paulo

 

DE RIBEIRÃO PRETO

Além de gratuitas, as emissoras oficiais em TV digital darão aos políticos novas ferramentas para interagir com o eleitor.

Em caso de assuntos polêmicos, por exemplo, vereadores, deputados e senadores poderão fazer consultas à audiência para medir o humor da opinião pública.

A "pesquisa" poderá ser feita pela TV, por meio de enquetes, ou outras formas de medir opinião.

Segundo a gerente da Câmara dos Deputados Evelin Maciel, este foi um dos motivos que atrasaram a entrada das câmaras municipais na Rede Legislativa.

Ela conta que não se sabia ao certo se a inclusão dos vereadores no sinal poderia interferir ou sobrecarregar o sistema, já que uma quarta estação teria de ser incluída no pacote lançado em Brasília.

O canal que transmitirá as atividades dos parlamentares terá quatro estações. Cada uma será ocupada 24 horas, separadamente, pelas TVs Câmara, Senado, Assembleia e Câmara Municipal.

É a chamada "multiprogramação". A TV Cultura, em São Paulo, já tem três canais distintos funcionando nesse mesmo esquema.

Para incluir o canal dos vereadores na Rede Legislativa, segundo Evelin, foram necessários dois anos de testes, com apoio de consultoria técnica contratada pela Câmara.

Os softwares para interatividade também foram encomendados pela Câmara dos Deputados, disse ela.

Compartilhe este artigo