Vereadores autorizam experiência com monotrilho na cidade de São Paulo

 

Aprovados pela Câmara Municipal em primeira votação, projetos autorizam Prefeitura implantar novo modelo de transporte na linha que ligará Aeroporto de Congonhas, Paraisópolis e Morumbi

Airton Goes airton@isps.org.br

Dois projetos de lei que autorizam a implantação de melhorias urbanas na região sul da cidade, incluindo a implantação do sistema de monotrilho, foram aprovados em primeira votação pela Câmara Municipal de São Paulo (PL 464/2011 e PL 475/2011). O novo modelo de transporte, que circula sobre trilho em vias elevadas, é uma das propostas mais polêmicas defendidas pela atual gestão. Ainda não existe nenhuma linha do monotrilho em funcionamento na cidade.

Os projetos estão relacionados à implantação do novo modelo de transporte na linha que ligará Aeroporto de Congonhas, Paraisópolis e Morumbi – chamada pela Prefeitura de Linha 17 Ouro do Metrô.

Pela proposta, algumas ruas e avenidas da região do Morumbi serão alargadas para que o monotrilho possa ser instalado no canteiro central. Quanto estiver pronta a linha total do monotrilho terá 18 km de extensão e 18 estações, a um custo estimado de R$ 3,1 bilhões.

Importada de outros países, o sistema proposto por Kassab é chamado pelos opositores da ideia de “trenzinho da Disneylândia” e “novo minhocão”, em virtude da baixa capacidade de passageiros – 400 pessoas por trem – e do visual urbano.           

Preocupada com uma possível deterioração urbanística do bairro que cause desvalorização dos imóveis, a maioria dos moradores do Morumbi é contra o projeto. 

Lideranças da comunidade de Paraisópolis – bairro com cerca de 80 mil habitantes que vivem em situação precária –, entretanto, vêem no monotrilho a única alternativa apresentada pela administração municipal para que os moradores tenham em poucos anos um novo sistema de transporte público.

Outro projeto da Prefeitura aprovado pelos vereadores em primeira votação é o que prevê melhoramentos viários nos distritos de Arthur Alvim, Itaquera e Cidade Líder, na zona leste da cidade (PL 535/2011). 

Para serem aprovados os três PLs votados em primeira precisam passar pela segunda e definitiva votação no Legislativo paulistano, o que está previsto para ocorrer nesta sexta-feira (16/12), último dia de trabalho na Casa antes do recesso de final de ano.

O único projeto aprovado em segunda e definitiva votação é que prevê o Auto de Licença de Funcionamento para flats, apart-hotéis ou assemelhados, também de autoria da Prefeitura (PL 396/2010). Além das propostas de Kassab, a Câmara Municipal votou ainda em primeira discussão nove matérias assinadas pelos próprios vereadores.
 
Veja os projetos votados pelos vereadores paulistanos no dia 14.12.2011

Outras Notícias da Câmara
 

Compartilhe este artigo