Rede Nossa São Paulo lança o Mapa da Participação Cidadã

 

A Rede Nossa São Paulo lançou no último dia 14 de dezembro o Mapa da Participação Cidadã. Trata-se de uma plataforma que permite ao usuário buscar ou cadastrar organizações que proporcionam diversas formas de participação cidadã no município de São Paulo. 

O Mapa tem o objetivo de organizar e disponibilizar um conjunto cada vez maior de informações que visam estimular a participação da sociedade e  fortalecer as organizações sociais.

Importante lembrar que o conteúdo apresentado inicialmente no Mapa – cerca de 200 organizações – resulta de um trabalho de pesquisa, seleção e organização de informações. Algumas organizações não mantêm site e, no caso dos conselhos municipais, há informações públicas que, muitas vezes, não estão disponibilizadas online de maneira compreensível para o cidadão. A ideia é que, a partir do lançamento, toda a sociedade participe de forma colaborativa para enriquecer e atualizar o conteúdo da plataforma.

Por tudo isso, o Mapa é uma experiência inédita que tem o objetivo de  proporcionar à população as informações necessárias à participação cidadã.

Durante o evento de lançamento, Maurício Piragino, coordenador do GT Democracia Participativa da Rede Nossa São Paulo, lembrou que a concretização do Mapa era um sonho antigo dos integrantes do grupo. E justificou: "Uma das grandes preocupações nossas é oferecer caminhos de participação para os cidadãos. Instrumentos como os oferecidos no mapa, aliados a outros, fazem parte de um sistema fundamental para a democracia".

Sofia Dowbor, da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo e responsável pela pesquisa e pela formatação do conteúdo do Mapa, destacou a falta de informação sobre os conselhos municipais e relatou as dificuldades em conseguir mapeá-los. Também reforçou a importância da população cobrar transparência dos dados públicos: "Nosso objetivo não é substituir o papel da Prefeitura. Nós queremos oferecer o caminho para o cidadão participar e cobrar seus direitos", concluiu.

Leia também: "Rede Nossa São Paulo lança hoje ‘Mapa de Participação Cidadã’" – Folha de S.Paulo

Compartilhe este artigo