Pesquisa do Ibope mostra que 56% dos moradores deixariam a capital se tivessem oportunidade
Do Metro SP noticias@band.com.br
A sensação de insegurança, os congestionamentos e a falta de qualidade nos serviços públicos leva 56% dos paulistanos a desejar sair de São Paulo, caso tenham uma oportunidade.
A pesquisa, feita pelo Ibope, e divulgada nessa quarta-feira pela Rede Nossa São Paulo, mostra que 89% dos 1.512 entrevistados se sentem pouco ou nada seguros na cidade.
Ser alvo de um assalto ou roubo é o principal medo para 69%. Na comparação com 2010, o índice registrou crescimento de dez pontos percentuais. A violência no trânsito também alarma 20% dos entrevistados. Ser atropelado é a principal preocupação (17%).
No levantamento, os paulistanos também deram notas de 1 a 10 para temas que compõem um índice de satisfação do paulistano. Das 169 áreas, 74% ficaram abaixo de 5,5.
No caso da segurança, a média das notas foi de 4,4. A qualidade da iluminação pública ficou com 5,3 e o serviço de limpeza pública, com 4,6. Com média de 4,3, o transporte público foi reprovado pelo terceiro ano seguido. Em 2010, a nota foi de 4,2.
Os paulistanos que mais perdem tempo no trânsito são os moradores da zona leste. Segundo a pesquisa, são até três horas e 30 minutos para ir e voltar do trabalho. Em segundo lugar aparecem os moradores da zona norte, que gastam até duas horas e 20 minutos.