“Goiás já integra o Programa Cidades Sustentáveis” – Associação Goiana de Municípios

 

Em solenidade realizada na manhã dessa quinta feira (19) o Governo Estadual assinou termo de adesão, através do qual, Goiás passa a ser o 1º estado brasileiro a integrar o Programa Cidades Sustentáveis executado hoje em nível internacional. O evento realizado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira foi presidido pelo governador Marconi Perillo e reuniu inúmeras autoridades. Dentre elas, deputados, secretários, prefeitos e representantes da CEF e da Funasa. O presidente da Associação Goiana de Municípios Marcio Cecilio também participou.

O programa é coordenado pela Secretaria das Cidades, mas envolve diversos órgãos e secretarias e contará com as participações dos municípios. As principais ações serão desenvolvidas nos setores de saneamento, trânsito e habitação. O objetivo é o de promover melhor qualidade de vida as populações dos 246 municípios goianos por meio de um desenvolvimento sustentável, ambiental, social e econômico.

O governador Marconi Perillo citou alguns programas e projetos que serão executados esse ano pelo governo e pediu esforço dos municípios para que atuem em parceria com o Estado. Para os próximos dois anos deverá ser instalada uma unidade do Vapt Vupt  em cada um dos municípios que também receberão no mínimo 50 unidades habitacionais. No setor de saneamento prevê-se a aplicação de R$ 50 milhões de reais, dos quais R$ 36 milhões já foram contratados junto ao BNDES.

O trânsito é outro setor que terá destaque no programa. Através de levantamento da Secretaria de Cidades constatou se que aumentou muito o número de acidentes e de vítimas em cidades do interior. Para os próximos dias o Detran lança, em parceria com as prefeituras, um  programa  especial de sinalização.

As secretarias da Saúde,  das Cidades e o Detran lançaram o Observatório da Mobilidade e Saúde Humana o qual vai capacitar gestores,  promover campanhas educativas de saúde e de trânsito, marketing social e executará planos especiais que fortaleçam a segurança no trânsito.

Já as secretarias do Meio Ambiente e da Agricultura participam do Programa Cidades Sustentáveis com o lançamento do Laboratório de Geoprocessamento do Zoneamento Agroeconômico Ecológico.

O presidente da AGM, Marcio Cecilio, destacou que hoje as principais carências dos municípios estão nos setores de habitação e saneamento. Também reconheceu o agravamento dos problemas de trânsito com o aumento da frota de veículos e disse que os municípios estão dispostos a realizar o trabalho em parceria com o Estado.

Compartilhe este artigo