Goiás é o primeiro Estado brasileiro a aderir ao programa, de desenvolvimento das cidades de forma sustentável. O objetivo é investir em ações que visem a qualidade de vida do cidadão.
O governador Marconi Perillo lançou nesta quinta-feira, dia 19, no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o programa Cidades Sustentáveis. O programa, coordenado pela Secretaria das Cidades, consiste em ações de agências e secretarias do Governo de Goiás, ministérios, iniciativa privada e prefeituras, com foco no meio ambiente, trânsito, saúde e saneamento. Participaram da solenidade secretários de Gestão e Planejamento (Giuseppe Vecci), das Cidades (Igor Montenegro), da Saúde (Antônio Faleiros), do Meio Ambiente (Leonardo Vilela); os presidentes da Agehab (Marcos Abrão Roriz), da Saneago (Nilson Freire), do Detran (Edivaldo Cardoso), o vice-governador José Eliton, prefeitos e deputados.
Na ocasião, representantes de partidos políticos, pré-candidatos (as) a prefeitos (as) tiveram a oportunidade de confirmar seu engajamento com o desenvolvimento do programa Cidades Sustentáveis assinando a Carta Compromisso, que está disponível no endereço www.cidadessustentaveis.org.br/participacao. O material de divulgação pode ser acessado no endereço www.cidadessustentaveis.org.br/divulgacao. “Esse é um programa de longo prazo, permanente, que será um legado desse governo. Os primeiros resultados começam a ser percebidos ainda este ano”, explica Igor Montenegro, acrescentando que ele é aberto à participação de cidadãos, empresas, mídia e do poder público
Goiás é o primeiro Estado brasileiro a aderir ao programa que nasceu na Europa, onde está presente em mais de 650 cidades. No Brasil, o Cidades Sustentáveis é liderado pelo Instituto Ethos, Rede Nossa São Paulo e Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. O objetivo é investir em ações que visem a qualidade de vida do cidadão.
O Cidades Sustentáveis está dividido em 12 eixos temáticos: governança; bens naturais comuns; equidade, justiça social e cultura de paz; gestão local para a sustentabilidade; planejamento e desenho urbano; cultura para a sustentabilidade; educação para a sustentabilidade e qualidade de vida; economia local dinâmica, criativa e sustentável; consumo responsável e opções de estilo de vida; melhor mobilidade, menos tráfego; ação local para a saúde e divulgação de ações locais.
Laboratório de Geoprocessamento do Zoneamento
Econômico Ecológico
O governador Marconi Perillo falou do Laboratório de Geoprocessamento do Zoneamento Econômico Ecológico do Estado, a ser lançado ainda este mês, que vai possibilitar a realização de estudos técnicos e científicos que servirão como instrumento para formação de políticas de desenvolvimento de acordo com o potencial de cada região de Goiás. “O zoneamento é uma ferramenta de desenvolvimento econômico de forma sustentável”, destaca o secretário de Cidades.
Observatório de Mobilidade Urbana e Saúde Humana
O Governo de Goiás lançou também o Observatório de Mobilidade Urbana e Saúde Humana. “Nós vamos poder identificar as causas dos acidentes e reduzi-los drasticamente. Nós queremos ser exemplo para o Brasil”, diz Montenegro. O objetivo é estudar, entender e apontar soluções para os 21 municípios goianos que concentram 74% dos acidentes de trânsito com mortes.
Saneamento
O governador Marconi Perillo destacou durante a solenidade os investimentos previstos para este ano na área de saneamento. Com as obras o governo pretende universalizar os serviços de água e esgoto nas maiores cidades do Estado. “A previsão é de investimentos da ordem de R$ 1,3 bilhão através de PPP em Aparecida, Trindade, Anápolis, Jataí e Rio Verde; e depois no Entorno de Brasília mais R$ 3 bilhões em 10 cidades. Com isso, estaremos universalizando os serviços de água e esgoto para as maiores cidades”, ressalta Marconi Perillo, que diz ainda que “em meados do ano que vem chegaremos, em Goiânia, a mais de 90% de esgoto coletado e tratado, e vamos chegar a 100% de tratamento de água”.
Trânsito e Habitação
O Governo de Goiás vai lançar no dia 24 deste mês a primeira fase do programa Goiás Sinalizado, com obras de sinalização horizontal e vertical. “Nós vamos neste ano atender metade dos municípios de Goiás. No próximo ano vamos atender o restante dos municípios”, afirma Marconi.
O governador Marconi Perillo citou ainda os planos para a área de habitação. “Nós queremos levar habitação a todos os municípios de Goiás. Queremos que cada uma das cidades tenha no mínimo 50 casas. A minha determinação é de que onde os prefeitos não viabilizarem terrenos, o presidente da Agehab, Marcos Abrão Roriz disponbilize áreas do Estado ou compre terrenos”, esclarece.
Condomínios do Governo
Durante o lançamento do programa Cidades Sustentáveis em Goiás o governador disse que pretende instalar sedes do Governo do Estado nos 246 municípios goianos por meio dos Condomínios do Governo, no padrão Vapt Vutp. “Nós vamos levar o Vapt Vupt a todos os 246 municípios goianos. Nós já temos uma planta padrão. Nesse prédio nós abrigaremos todos os órgãos do governo”, salienta.
A previsão é de que sejam instaladas este ano agências do Vapt Vupt em 100 cidades, e o restante dos 246 municípios em 2013. “Esse é o ano em que vamos acelerar. É um pé no freio e outro no acelerador. Já determinei aos secretários e presidentes de agências que economizem 10% para termos dinheiro para investimentos. Vamos buscar parcerias com os prefeitos, com o Governo Federal, com o Banco do Brasil, com a Caixa Econômica Federal e com empresários”, finaliza Marconi Perillo.
Caixa Econômica Federal
No final do evento o governador Marconi Perillo anunciou que a Caixa Econômica Federal vai abrir mais 74 agências em Goiás, 15 postos de atendimento bancário e contratar mais 418 funcionários para prestar melhores servidos aos servidores públicos estaduais.