No sábado, 28, a deputada Manuela d’Ávila assinou a carta-compromisso com o programa Cidades Sustentáveis. Manuela, acompanhada do presidente estadual do PCdoB/RS, deputado Raul Carrion, e do diretor do Grupo Hospitalar Conceição, Neio Lucio Fraga, assumiu o compromisso após receber o convite em novembro de 2011.
Manuela assinou a carta e entregou-a ao idealizador do programa, o empresário Oded Grajew. “Quando recebi a proposta, dediquei um tempo justo ao estudo das propostas. A forma como os indicadores são organizados nos permitirão um diagnóstico preciso da cidade de Porto Alegre em uma visão ampla e transversal. Além disso, permite que a população também conheça mais profundamente a cidade em que vivem”, disse.
O Programa Cidades Sustentáveis acontece em nível nacional e ganha impulso com as eleições deste ano. A meta, segundo representantes do projeto, é que aqueles gestores que forem eleitos e tiverem assinado o documento, façam um diagnóstico da cidade e o apresentem em 90 dias. A partir disso, o gestor deverá propor metas para sua ação e enfrentamento aos problemas. Essas metas serão acompanhadas pela ONG Nossa São Paulo, em todo o país.
“Há temas que exigem ação permanente, independente do período. O saneamento básico é um desses exemplos, porque além de um direito básico, acaba por gerar mais problemas, como os de saúde e a poluição de rios. É uma questão fundamental e que deverá ter atenção especial de todos, eu acredito”, afirmou Manuela.
De Porto Alegre,
Flavia Lima Moreira