A Secretaria das Cidades lançou na manhã desta quinta-feira (19), em solenidade realizada no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o Programa Cidades Sustentáveis. Durante o evento, foi assinado o termo de adesão de Goiás como o primeiro Estado a se inserir no programa de cunho internacional. O objetivo do Programa Cidades Sustentáveis é promover melhor qualidade de vida nos 246 municípios goianos por meio de um desenvolvimento sustentável, ambiental, social e econômico. Para isso, foram criados eixos que direcionam trabalhos de forma separada, mas com a mesma perspectiva sustentável.
Para o secretário de Cidades, Igor Montenegro, o programa vai integrar os municípios goianos e melhorar a qualidade de vida no Estado como um todo. “Haverá grandes mudanças em áreas como trânsito, saúde, educação. Goiás será, certamente, um modelo nacional a ser seguido, já que vai implantar o programa com pioneirismo. Ele explica que os recursos financeiros para as ações do programa serão gerados pelo Governo do Estado, prefeituras, além de Ongs e iniciativas privadas. “Hoje, grandes empresas do Brasil apoiam o programa, e queremos trazer esse apoio para nosso Estado”, explica.
Cidades Sustentáveis
Os eixos da Plataforma Cidades Sustentáveis são: governança; bens naturais comuns; equidade, justiça social e cultura de paz; gestão local para a sustentabilidade; planejamento e desenho urbano; cultura para a sustentabilidade; educação para a sustentabilidade e qualidade de vida. E ainda economia local dinâmica, criativa e sustentável; consumo responsável e opções de estilo de vida; melhor mobilidade, menos tráfego; ação local para a saúde, e do local para o global.
Pela amplitude do projeto e para a concretização dos eixos, várias secretarias e órgãos do Estado são parceiras com as Secretarias das Cidades, Saúde, do Meio Ambiente, Agência Goiana de Habitação (Agehab), Detran, Saneago, além da participação da Caixa Econômica Federal.
Programas parceiros
A Secretaria de Saúde, juntamente com a Secretaria de Cidades e o Detran, vão participar do Programa Cidades Sustentáveis com o lançamento do Observatório de Mobilidade e Saúde Humana. O observatório vai capacitar os gestores das áreas de saúde e trânsito e promover campanhas educativas, marketing social, além de trabalhar com planos que fortaleçam a segurança no trânsito em Goiás. Já as Secretarias de Meio Ambiente, de Agricultura e das Cidades entram no Programa Cidades Sustentáveis com o lançamento do Laboratório de Geoprocessamento do Zoneamento Agroeconômico Ecológico, que vai reunir informações para a formação de macro-zonas ambientais em Goiás.
Benefícios
Para incentivar a adesão de prefeitos e seus municípios ao Cidades Sustentáveis, os participantes vão receber material de divulgação e na mídia, além de visibilidade, e terão acesso a informações estratégicas. Com a implantação do projeto, as cidades poderão trocar experiências. Os municípios inscritos farão parte de um movimento inédito no Brasil que representa um passo a mais no processo de construção de cidades mais justas, democráticas e sustentáveis.
Fonte: Goiás Agora
Leia também:
"Goiás é o primeiro estado a aderir ao projeto Cidades Sustentáveis" – Jornal Opção
"Goiás já integra o Programa Cidades Sustentáveis" – Associação Goiana de Municípios
"Governador lança programa Cidades Sustentáveis" – Portal do Agronegócio Goiano
"Governo adere ao programa Cidades Sustentáveis" – A Redação