“SP terá encontro preparatório para reunião mundial Rio+20” – Portal da Câmara Municipal

 

Com a participação de cerca de 200 pessoas, entre representantes do Executivo e de organizações da sociedade civil, aconteceu nesta quinta-feira a segunda reunião preparatória para a Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas para a Cidade de São Paulo, que ocorre em maio. No encontro, Nelson Moreira Franco, gerente de mudanças climáticas da Prefeitura do Rio de Janeiro, confirmou o interesse da capital fluminense em ter a conferência paulistana como preparação oficial para a Rio+20.

“Sugerimos aproveitar o plano de ação da conferência na agenda que será discutida com os líderes mundiais na Rio+20”, explicou Franco. Ele pretende trazer para a próxima reunião da Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas outros organizadores do encontro mundial que ocorrerá no Rio de Janeiro, a fim de integrar definitivamente os dois eventos.

Para o presidente da Comissão de Meio Ambiente na Câmara Municipal, vereador Natalini (PV), o canal estabelecido entre São Paulo e Rio de Janeiro na elaboração das duas conferências “abre portas para que possamos levar para a Rio+20 a opinião dos paulistanos”. Segundo ele, de agora em diante os organizadores da Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas buscarão formas de atrair a população em geral para o tema.

O vereador adiantou ainda que o evento paulistano já tem temas e palestrantes definidos, e seguirá a abordagem da Rio+20. “Queremos discutir como produzir renda e desenvolvimento no mundo de hoje defendendo a igualdade social e a preservação do meio ambiente. Esse ainda é um desafio sem resposta”, explicou.

SOBRE A RIO+20
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD) que irá ocorrer em junho de 2012 no Rio de Janeiro busca rediscutir o encontro que a cidade recebeu em 1992. São esperados chefes de Estado e de governo e seus representantes, que deverão reafirmar, através da assinatura de um documento, compromissos em relação à sustentabilidade.


 

Compartilhe este artigo