Foi lançada a rede “Somos Cidade do México”

 

Considerando que os planos de governo na Cidade do México não têm visão de longo prazo, não são intersetoriais nem colocam o cidadão no centro das prioridades, 10 organizações sociais e de pesquisa apresentaram a Rede de monitoramento cidadão para o Distrito Federal e sua região metropolitana: “Somos Ciudad de México” (Somos Cidade do México).

Esta rede procura sistematizar a informação existente, gerar conhecimento e potencializar as capacidades de monitoramento da cidadania. Segundo seus integrantes, "a intenção é que os cidadãos possam ver qual é realmente a sua qualidade de vida e o que o seu governo está lhe dando".

A rede de monitoramento também  vai contribuir para a articulação entre os atores públicos e privados. Para estabelecer as prioridades futuras da Cidade do México, é necessário articular aqueles que compartilham o objetivo de ter uma cidade mais justa, democrática e sustentável . A rede irá também promover a prestação de contas e a participação cidadã nos temas da cidade.

A rede de monitoramento reúne a experiência, a capacidade técnica e a diversidade de suas organizações para promover processos de entendimento, observação, controle social e incidência nas políticas públicas orientadas a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Trata-se de uma rede aberta que seguirá somando organizações e centros de investigação aplicada.

Em uma primeira etapa, “Somos Ciudad de México” irá focar em 12 temas estratégicos para a vida da cidade e de seus habitantes: saúde; educação, desenvolvimento urbano e habitação; transporte e mobilidade; espaço público; sustentabilidade ambiental e pegada ecológica; água; segurança e justiça; economia e competitividade; trabalho; cultura, patrimônio e cidadania ativa.

Saiba mais:
http://www.somosciudaddemexico.org/
http://redciudades.net/blog/?p=2415

Compartilhe este artigo