Organizações envolvidas com o tema orientam representantes de entidades, lideranças comunitárias e cidadãos a participarem do evento como “delegados”, para terem direito a voz e voto
Airton Goes airton@isps.org.br
A 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social – Consocial está marcada para o dia 27 de fevereiro, das 8 às 18 horas, no Palácio de Convenções do Anhembi. Organizações que já debatem o tema desde o início do ano passado orientam representantes de entidades, lideranças comunitárias e cidadãos a participarem do evento como “delegados”, para terem direito a voz e voto.
De acordo com regra estabelecida pela Prefeitura de São Paulo, para participar da conferência é preciso preencher a ficha de inscrição disponível no site da Consocial Municipal.
As organizações explicam que, ao preencher a ficha, a pessoa deve assinalar a alternativa “delegado” no item “participarei como delegado ou observador”, pois se assinalar “observador” não terá direito a voz nem a voto no evento. Tampouco poderá concorrer a uma das 60 vagas de delegado para a Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social – marcada para o período de 30 de março a 1º de abril de 2012.
Embora faltem apenas 20 dias para a realização da conferência na cidade de São Paulo, a Comissão Organizadora Municipal do evento ainda não realizou sua primeira reunião. A Prefeitura convocou esse primeiro encontro do órgão – que é formado por representantes do poder público e da sociedade civil – para quinta-feira (9/2).
Alem de eleger delegados, as etapas municipais e estaduais da Consocial deverão debater e aprovar propostas para ampliar a transparência do poder público e tornar mais efetivo o controle social das políticas e dos gastos das três esferas de governo: municipal, estadual e federal. A etapa nacional da conferência será nos dias 18, 19 e 20 de maio deste ano.
Leia também:
Prefeitura anuncia comissão que organizará Conferência sobre Transparência e Controle Social