Projeto Mapas Coletivos será lançado nesta quarta-feira em São Paulo

 

O Instituto Claro, a Associação O Eco e a Rede Nossa São Paulo lançam uma nova ferramenta para medir a qualidade de vida na capital paulista

O projeto Mapas Coletivos vai ser um mutirão para coletar dados, mapear a cidade e gerar novos indicadores. A iniciativa foi idealizada por Gustavo Faleiros e Juliana Mori, em parceria com o site ((o))eco e a Rede Nossa São Paulo. O projeto, que será lançado nesta quarta-feira (dia 8/2), foi um dos quatro ganhadores da segunda edição do Prêmio Instituto Claro, escolhido entre mais de 1.380 inscritos por sua proposta de inovação no meio urbano.

O site junta cartografia digital, compartilhamento de dados e jornalismo-cidadão. Qualquer pessoa pode criar seus próprios mapas e convidar o público a colaborar. A plataforma pode ser usada na internet. Em breve, será lançado também o aplicativo para celulares.

O projeto pretende ser um espaço para reportar os temas importantes para a sustentabilidade urbana. Áreas Verdes, Mobilidade, Qualidade do Ar, Água, Acessibilidade, Cultura, Educação, Alimentação, Limpeza e Saúde são os temas dos mapas. A proposta também estimula relatos pessoais. Na seção Minha SP, é possível ler histórias da relação afetiva dos paulistanos com sua cidade.

Mapas Coletivos desenvolveu um novo instrumento de mapeamento em São Paulo, utilizando a plataforma de software aberto Ushahidi. “O principal conceito é promover a geração de indicadores colaborativos como forma de engajamento dos cidadãos na arena pública”, explica o jornalista Gustavo Faleiros. “Queremos proporcionar acesso livre e de qualidade a dados cruciais para os cidadãos”, diz.

Coletiva de Imprensa
Lançamento do projeto Mapas Coletivos
Dia: 8 de fevereiro – 10 horas
Local: The Hub – Rua Bela Cintra, 409

Sobre a Associação O Eco
Associação O Eco é uma organização brasileira que se preza por não ter fins lucrativos nem vinculação com partidos políticos, empresas ou qualquer tipo de grupo de interesse. Foi fundada pelo jornalista Marcos Sá Corrêa em 2004 e já publicou mais de 20 mil reportagens sobre questões ambientais no Brasil e no mundo. Seu principal projeto é o site ((o))eco – www.oeco.com.br –  fruto do trabalho de uma rede de jornalistas e especialistas, muitos voluntários e outros que trabalham em tempo parcial.

Sobre o Instituto Claro
Criado em março de 2009, o Instituto Claro tem como missão estimular a discussão e o desenvolvimento de iniciativas educacionais inovadoras por meio das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs). A organização acredita que as tecnologias transformam realidades sociais e contribuem para a melhoria da qualidade do ensino. Em todos os seus projetos, o Instituto Claro trabalha a questão do empreendedorismo social, promovendo a transformação de ideias em oportunidades para a aprendizagem e para o desenvolvimento comunitário. Entre os principais projetos do Instituto Claro estão: o Claro Recicla, o Festival Nacional de Curtíssima Metragem – Claro Curtas, o Prêmio do Instituto Claro, Programa Voluntários em Ação e o Campus Mobile.
portal: www.institutoclaro.org.br
twitter: @instituclaro
facebook: Instituto Claro
www.claro.com.br/imprensa
                                  
Sobre a Rede Nossa São Paulo
A Rede Nossa São Paulo é uma organização apartidária e inter-religiosa, formada por 694 entidades da sociedade civil. Idealizada por Oded Grajew, a Rede pretende construir uma força política, social e econômica capaz de comprometer a sociedade e sucessivos governos com uma agenda e um conjunto de metas, a fim de oferecer melhor qualidade de vida para todos os habitantes da cidade. Nosso propósito é transformar São Paulo em uma cidade segura, saudável, bonita, solidária e realmente democrática.
portal: www.nossasaopaulo.org.br
twitter: @nossasaopaulo
facebook: Rede Nossa São Paulo

 

Compartilhe este artigo