O PCS estará na pauta das eleições municipais na capital do Rio Grande do Sul. Além do atual prefeito, os dois outros pré-candidatos à Prefeitura já assinaram a Carta Compromisso
O Programa Cidades Sustentáveis (PCS) conquistou adesões importantes durante o Fórum Social Temático (FST), realizado na semana passada na Grande Porto Alegre (RS).
O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul Adão Villaverde, do PT, registrou sua adesão ao Programa como pré-candidato. E a deputada federal Manuela d’Ávila, pré-candidata à Prefeitura de Porto Alegre pelo PC do B, também assinou o documento proposto pelo PCS.
Em novembro, durante a quarta edição do Congresso Brasileiro de Municipalismo, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), foi o primeiro pré-candidato a assinar a carta compromisso. “Assumo o compromisso com a Plataforma Cidades Sustentáveis e concordo em fazer um diagnóstico da cidade para que sirva de referência para o estabelecimento de um plano de metas contemplando os 12 eixos da plataforma”, garantiu Fortunati.
Outras importantes conquistas marcaram o FST
O prefeito de Canoas (RS), Jairo Jorge (PT), pré-candidato à reeleição, também assinou a Carta Compromisso proposta pelo Programa Cidades Sustentáveis.
O PCS conseguiu a adesão dos diretórios municipal do PT e estadual do PC do B. Eles se comprometeram a mobilizar seus candidatos às eleições municipais deste ano para adotarem o Programa Cidades Sustentáveis e, se eleitos, incorporarem a Plataforma Cidades Sustentáveis como guia da gestão pública municipal.
Também durante as atividades do FST, a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anama) assinaram o Protocolo de Intenções do Programa Cidades Sustentáveis. A iniciativa ficou registrada na Carta de Porto Alegre – Desenvolvimento Econômico e Social com Sustentabilidade Ambiental, aprovada pelos secretários de meio ambiente presentes no II Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente, ocorrido em Porto Alegre, de 25 a 27 de janeiro.
Leia também:
"Cidades Sustentáveis: Manuela assina carta-compromisso" – Portal Vermelho
"Propostas para cidades sustentáveis são apresentadas no Fórum Social Temático" – EcoDesenvolvimento
"’Estamos diante da possibilidade de democratizar a democracia’, diz Marina" – O Estado de S.Paulo
"Fórum Temático debate uma nova maneira de fazer política" – Prefeitura de Porto Alegre
"PEC exige que eleitos ao Executivo apresentem Plano de Metas após a posse" – EcoAgência
Programa Cidades Sustentáveis tem participação no Fórum Social Temático, em Porto Alegre