Conectando muitos sonhos na construção de uma cidade sustentável, Movimento Nossa Brasília reúne centenas de pessoas na Universidade de Brasília e potencializa a rede de iniciativas e ações socioambientais locais.
Por Carolina Ramalhete (Integrante do Movimento Nossa Brasília)
Mais de duzentos ativistas do DF se reuniram para lançar, dia 15/03, o Movimento Nossa Brasília, que visa à transformação da cidade em um território sustentável e justo. O evento aconteceu no Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) e contou com a presença de representantes da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e do movimento de São Paulo, que inspiram a comunidade de Brasília com valores e experiências prévias.
A noite começou com a cara do Movimento, uma dinâmica cooperativa que estimulou o reconhecimento mútuo e o diálogo entre os presentes. “Qual a sua causa? O que o motiva a estar aqui hoje?” foram as questões lançadas. Em grupos maiores, de aproximadamente oito pessoas, os cidadãos sintetizaram em três palavras a essência do que buscavam ali: “transformação, solidariedade, cooperação”.
Em seguida, Regina Fittipaldi, Pró-Reitora de Natureza da Universidade da Paz (UNIPAZ/ DF), sensibilizou os participantes, que, sentados em roda, ouviram histórias de uma Brasília em construção, narrada a partir dos olhos da menina recém chegada do Rio de Janeiro, há cinqüenta anos. Ela lembrou que a forma de borboleta, ou avião, como se avista de cima o olhar para a cidade, remetia ao sonho de transformação e liberdade inerentes ao sonho da capital que brotaria do coração do Brasil.
Na segunda fala, Elvis Bonassa, do Instituto Kairós, abordou a importância da construção de indicadores para o efetivo controle social sobre as políticas públicas. Ele completou a fala de Regina e trouxe o sonho para uma perspectiva real, apresentando dados das pesquisas que apontam caminhos a ser trilhado localmente. Nesta linha, já está prevista pesquisa para a construção de indicadores, tanto do Plano Piloto quanto das demais regiões administrativas, como uma das primeira iniciativas do Nossa Brasília.
Em seguida, o Secretário executivo da Rede Nossa São Paulo, Maurício Broinizi, apresentou e comentou um vídeo, contextualizando experiência local a partir da história e dos valores da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. No curta metragem um mosaico de vozes e paisagens humanizam o trabalho desta rede, da qual o Nossa Brasília é um nó.
Por fim, Larissa Barros, ativista do Nossa Brasília, contextualizou o lançamento, relatando feitos do grupo envolvido na concepção e planejamento realizado ao longo de 2011. Eduardo Rombauer, o moderador da roda de troca e de vários outros encontros participativos do Movimento, sugeriu que os presentes se agrupassem brevemente de acordo com os eixos de ação, definidos nos encontros anteriores: indicadores e metas, mobilização cidadã, acompanhamento cidadão e educação cidadã. Os interessados em contribuir com cada temática se reconheceram, trocaram contatos e foram convidados a conversar mais longamente em momento posterior.
A noite findou em celebração, quando os presentes se uniram em uma dança circular tradicional e festiva. Em seguida, houve samba e descontração com DJ Nagô regendo a sinfonia de sorrisos e olhares, encantados com a beleza da união de tantos brasilienses interessados em trabalhar por um futuro melhor para todos. Se depender da disposição para sair de casa, conversar e propor soluções, em espírito de comunidade, o futuro da Nossa Brasília já começou.