Fórum de Orçamento e Cidadania do Conselho Regional de Economia encerra atividades

 

Odilon Guedes, coordenador do fórum, enviou carta aos participantes explicando o fim das reuniões de acompanhamento do orçamento e do Plano Plurianual da cidade de São Paulo

Airton Goes airton@isps.org.br
  
A partir deste mês não haverá mais as reuniões do Fórum de Orçamento e Cidadania, que eram realizadas no Conselho Regional de Economia de São Paulo (CORECON/SP). Um dos objetivos do fórum era contribuir para que as lideranças regionais, representantes de movimentos sociais e cidadãos entendessem melhor o orçamento e o Plano Plurianual da cidade. Dessa forma, os participantes poderiam, por exemplo, intervir de forma mais efetiva e qualificada nas audiências públicas realizadas pela Câmara Municipal sobre esses dois temas.

O fim das reuniões do fórum foi comunicado, por meio de uma carta, pelo economista Odilon Guedes, que foi o idealizador e coordenador do grupo. O documento encaminhado aos participantes explica as razões do encerramento das atividades.

Veja a íntegra da carta enviada por Guedes, que também é coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Orçamento da Rede Nossa São Paulo:

“Prezados (as) Economistas e demais participantes do Fórum do Orçamento e Cidadania:

No dia 14 de fevereiro passado, foi realizada a última reunião do Fórum do Orçamento e Cidadania, organizado pelo CORECON/SP.

Após um ano de reuniões mensais, onde pudemos acompanhar de forma detalhada o orçamento da cidade de São Paulo e subsidiar várias lideranças e movimentos sociais, fomos obrigados a encerrar os trabalhos desse Fórum.

Esse encerramento ocorreu, apesar de termos nos manifestados contrariamente, devido ao atual presidente do Conselho, economista Manuel Enriquez Garcia, – com a argumentação de que o CORECON estava com recursos limitados e precisando de outros tipos de profissionais – ter demitido o economista José Augusto, que era o responsável pelo acompanhamento do orçamento.

Em reunião do CORECON, informei ao plenário da entidade, que seria importante o Fórum continuar e que, para desenvolver um estudo detalhado de um orçamento da magnitude que tem o da cidade de São Paulo, que é o quinto do país, era necessário um profissional da área que dedicasse todo o seu tempo para as análises necessárias. E, diante da demissão ocorrida, só nos restava a finalização das reuniões.

Agradeço as dezenas de participantes, lideranças sociais, economistas, advogados, assistentes sociais que nos prestigiaram com sua presença neste período. O acompanhamento do orçamento público é de extrema importância para a sociedade como um todo e gerou inúmeras parcerias com trabalhos de acompanhamento e esclarecimento do processo orçamentário no município de São Paulo.

Segue em anexo o material discutido na reunião do dia 14/02/11

Odilon Guedes – Economista, membro do CORECON/SP.”

Compartilhe este artigo