“Kassab tem nove meses para cumprir 72% das metas” – Metrô News

 

Lucas Pimenta
No último ano de sua gestão à frente da cidade de São Paulo, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) tem uma missão difícil para ser cumprida, nos próximos nove meses e meio.

Após traçar em 2009 um plano de metas com 223 investimentos e obras para a Capital, com prazo para o fim de 2012, e concluir apenas 64 metas ou menos de 28% do que prometeu, após três anos e dois meses de gestão, Kassab tem mais 159 promessas, ou 72% de tudo o que planejou, ainda para ser concluídas só neste ano.

Os dados são do site oficial da Agenda 2012 da Prefeitura, que aponta que a atual gestão já colocou em andamento 156 metas, mas mostra que três das promessas nem sequer foram iniciadas, faltando nove meses para o fim do mandato.

Segundo o site, a construção de 1 mil postos de coleta voluntária de material reciclável, a capacitação de 50 mil trabalhadores por meio de ensino a distância e o investimento de R$ 300 milhões no Rodoanel sequer tiveram início, mesmo com a promessa do prefeito, despertando críticas da oposição. “O prefeito não tem preocupações com a cidade. Seu único objetivo foi montar um partido para chamar de seu. Como provam os relatórios, não fez o que prometeu, e vai ficar devendo muita coisa, mesmo que, em ano eleitoral, abra os cofres municipais”, disse o vereador Aurélio Miguel (PR).

Para a vereadora Juliana Cardoso (PT), que também acredita que Kassab não cumprirá as metas, a situação é ainda pior porque a Prefeitura teria anunciado que irá contratar empresas de consultoria para ajudar a concluir as promessas. “Com recursos de R$ 38 bilhões, 26 secretarias, 31 subprefeituras e 39 órgãos administrativos, a cidade não pode gastar mais para fazer o que já deveria ser feito”, disse Juliana, que completou: “Ele não cumpriu e não vai cumprir porque falta competência”, criticou.

 ‘Termômetro’ de site oficial aponta falta de investimento

Entre as principais promessas do plano de metas Agenda 2012 que nem sequer foram iniciadas pela atual gestão, de acordo com o site oficial da Prefeitura, está o investimento de R$ 300 milhões no Rodoanel.

De acordo com o ‘termômetro’ do site, desde 2009, nenhum centavo ou zero do que foi comprometido pelo prefeito no plano de metas foi executado. O número chama a atenção, já que há uma semana, no último dia 5, a Prefeitura iniciou a fiscalização da restrição do tráfego de caminhões na Marginal Tietê, entre 5h e 9h e das 17h às 22h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 10h às 14h.

A medida prevê multa de R$ 83,15 para os motoristas que descumprirem a medida, mas os sindicatos da categoria reclamam de falta de alternativas para o abastecimento da cidade. “Para ele, foi bem mais fácil criar a restrição do que investir na alternativa. Além de não investir no Rodoanel, a atual gestão ainda não fez um quilômetro de corredores de ônibus, e não criou acessos para os caminhões”, critica a vereadora Juliana Cardoso (PT), que completa:

“Como diz a propaganda, antes não tinha restrição de caminhões e agora tem. Ao mesmo tempo, não há alternativas”, concluiu.

Prefeitura cita índice de eficácia de 69%

Questionada sobre a baixa execução do plano de metas, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento (Sempla), informou que, apesar de apenas 65 promessas terem sido concluídas, o índice de eficácia das metas é de 69%.

Segundo a Pasta, das 155 metas que estão em andamento, 74 já estariam beneficiando diretamente a população da cidade. Segundo a Secretaria, as obras do plano estão em diferentes estágios e são planejadas a curto, médio e longo prazo.

Em relação às metas que nem sequer foram iniciadas, a Prefeitura também se defendeu. Em nota, a Municipalidade informou que os locais para a implantação de 1 mil pontos de entrega voluntária já estão sendo definidos pela Secretaria de Serviços.

Em relação à capacitação de 50 mil trabalhadores pormeio de  educação a distância, a Prefeitura informou que  o Termo de Referência para contratação da empresa está em fase de finalização.

Sobre o investimento de R$ 300 milhões no Rodoanel, a Secretaria Municipal de Transportes (SMT) informou que possui uma rubrica aberta, com um valor simbólico, para investimento nas obras do Rodoanel. “O Governo do Estado está utilizando recursos da União na obra do Rodoanel e ainda não solicitou colaboração do Município. Assim, a rubrica permanece em aberto até que o uso de verbas municipais seja necessário”, diz a nota.

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